Descubra o que fazer em caso de perda, furto ou roubo do seu celular

Prudência | Depois do prejuízo, comunique a polícia e a operadora de telefonia

O Brasil alcançou em 2014 um número recorde de linhas celulares habilitadas no país, que são agora mais de 273 milhões. Com tantos aparelhos sendo usados, é cada vez mais comum ouvir histórias de pessoas que tiveram celulares roubados, furtados ou perdidos. Mas você sabe o que deve fazer quando isso acontece? A seguir algumas dicas para quem, infelizmente, passou ou passará por essas situações.
Desde 2000 existe um cadastro único que registra aparelhos que foram roubados, com o objetivo de impedir que sejam habilitados com novas linhas. O Cemi (Cadastro de Estações Móveis Impedidas), no último dia de dezembro de 2014, contava com cerca de dois milhões de aparelhos bloqueados – número bem baixo se considerarmos os 273 milhões de linhas celulares no país.
Assim como você tem um R.G, seu smartphone ou celular tem um número único de identidade no mundo, chamado de IMEI (International Mobile Equipment Identity). É com esse número que é possível bloquear seu aparelho: o problema é que ele está, geralmente, atrás da bateria do celular (impossível de ver depois de ser roubado) ou na nota fiscal (que você guardou em alguma gaveta e nem sabe mais onde está).  É possível ainda saber o IMEI digitando *#06#, como se fosse fazer uma ligação.
Veja as medidas que você precisa seguir para o bloqueio
1 – Registre Uma Ocorrência Policial
Para provar que seu aparelho foi roubado e não está mais aos seus cuidados se caso qualquer prática ilícita for realizada com ele, é altamente recomendado registrar a queixa do roubo, furto ou perda na Polícia Civil. Em nosso estado é possível registrar este tipo de ocorrência pela Delegacia Online da Polícia Civil no endereço: delegaciaonline.rs.gov.br.
2 – Comunique a sua operadora
Depois de registrar a ocorrência policial, você deve comunicar a operadora de telefonia para que ela providencie o bloqueio do seu chip e do seu IMEI. Desta forma, a pessoa que estiver em poder do seu aparelho, não conseguirá utilizar o equipamento para fazer ligações ou navegar na internet, tornando o aparelho totalmente inutilizável. Não esqueça: as operadores bloquearão o aparelho somente informando o número do IMEI e do Boletim de Ocorrência.
3 – Comprando um novo aparelho
Com o registro da ocorrência policial, o cancelamento do IMEI e o número junto à operadora, é a hora de adquirir um novo aparelho. Depois da compra, solicite à operadora ou loja o desbloqueio do número, para que você possa voltar a utilizar o número antigo sem problemas.
4 – Transferindo contatos
Caso tenha salvo os seus contatos no SIM chip, peça para a sua operadora incluí-los no novo chip. Se você não fez isso ainda, veja abaixo como garantir a segurança dos contatos do seu android, fazendo um backup dessas informações. É possível salvar diversos dados dos contatos, incluindo os endereços. Para isso, basta seguir as etapas.
Passo 1. Vá para os seus contatos.
Passo 2. Clique no botão do Menu.
Passo 3. Pressione o botão “More” na parte inferior da tela.
Passo 4. Selecione “Back up contacts”.
Passo 5. Selecione “SIM card” ou “Memory card”