Desconto para pagar o IPTU

Região – Quem optar por aproveitar o desconto no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2014 deve ficar atento às datas. A entrega dos carnês deste ano já iniciou. 
A redução do valor pode chegar até 15% em Campo Bom e Nova Hartz. Em Sapiranga, o desconto pode chegar a 22% se o contribuinte estiver enquadrado como bom pagador e preferir o pagamento à vista. 
Em Sapiranga, a estimativa para 2014 é de que o arrecadado seja de seis milhões, representando cerca de 3,65% da Receita Corrente do município. “O IPTU é importante, pois sua arrecadação reverte em diversos projetos de interesse da comunidade”, destaca a secretária da Fazenda, Taís Mödinger.
Em 2013, Campo Bom chegou a arrecadar mais de sete milhões de forma antecipada com o imposto.
Já em Araricá, cerca de 50% do valor total arrecadado em 2013 foi garantido de forma antecipada, girando em torno de 200 mil reais. “Para nosso município, que está em fase de crescimento, todo recurso que entra é de grande importância. Muitos projetos já estão no papel, mas faltam recursos para realizá-los”, relata a secretária da Fazenda, Karen Brenner.  
Segundo a secretária, Araricá tem uma grande carência em sua estrutura, e o IPTU representa uma parcela importante para realização de melhorias e obras.
Calendário de pagamentos do IPTU pela região:
Nova Hartz
Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano de 2014 serão entregues até o dia 8 de janeiro. O contribuinte poderá retirá-lo no Setor de Cadastros da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, com o RG, CPF e comprovante de residência do proprietário do imóvel. O desconto no pagamento será concedido através do seguinte calendário:  
– Até 10 de janeiro de 2013 com 15% de desconto
– Até 10 de fevereiro de 2013 com 10% de desconto
– Até 10 de março de 2013 com 5% de desconto
O pagamento pode ser realizado em quatro parcelas. 
1ª parcela: 10 de abril de 2014
2ª parcela: 10 de maio de 2014
3ª parcela: 10 de junho de 2014
4ª parcela: 10 de julho de 2014
Campo Bom
O IPTU poderá ser quitado à vista até o dia 29 de janeiro com o desconto de 15% . O contribuinte que pagar à vista até o dia 27 de fevereiro será contemplado com 7% de desconto ou poderá parcelar em sete vezes o valor total  do imposto.
Sapiranga
O  vencimento será no dia 10 de abril. O desconto para o pagamento à vista será de 12% e para o Bom Pagador, 10%. A entrega dos carnês está prevista para o início de março e  deve ser quitado nas agências bancárias ou agências lotéricas credenciadas da Caixa Econômica Federal (CEF). Quem optar por pagar parcelado, em cinco vezes, não terá desconto.
Araricá
Os carnês estão disponibilizados na Prefeitura até 7 de Fevereiro. Depois dessa data será realizada a entrega para o contribuinte.
Neste ano, o pagamento poderá ser efetivado em cota única até o dia 21 de fevereiro e terá desconto de 25% na tesouraria da Prefeitura ou através de boleto. O pagamento pode ser realizado em até seis parcelas.