Desafio Jovem Luz no Vale precisa de doações para abrir o novo prédio

Solidariedade | A falta da rede trifásica faz com que o grupo não abra as portas de suas novas instalações

Campo Bom – O Desafio Jovem Luz no Vale possui 22 anos de apoio e amparo aos dependentes químicos. Localizado na Estrada Quatro Colônias Norte, 3755, a Casa de Recuperação trabalha para a ampliação de seu espaço. Mais de 17 mil pessoas já passaram por atendimentos no local. Atualmente com cerca de 60 internos, a ampliação visa um espaço especial também para as mulheres.
A construção já está praticamente finalizada, mas esbarra nas faltas de condições de energia. Para a alimentação energética deste espaço, é necessária uma rede Trifásica, algo ainda não instalado pela RGE na região. Por conta da rede monofásica que possuem atualmente, alguns equipamentos começaram a estragar, como por exemplo, o motor do poço artesiano.
Hoje, os gastos do Centro chegam perto dos R$ 8 mil mensais, o que acaba inviabilizando o pagamento dos 20 mil reais orçados pela RGE para a instalação da Rede Trifásica até a Casa de Recuperação. O Desafio Jovem Luz do Vale sobrevive com doações da população e do pagamento de carnês, que algumas pessoas contribuem.
A direção da Casa ressalta que a internação é completamente voluntária e muitos destes internos não ajudam financeiramente a instituição.
Para maiores informações, ligue para o Desafio Jovem Luz no Vale, através do número (51) 997-732-500.

 

Ex-interno dá depoimento sobre o Desafio Jovem Luz no Vale:

 

 

 

“Eu era dependente de cocaína e álcool, e entrei para o Desafio pois não tinha mais nenhuma esperança de vida. Acabei abandonando família, casa, deixei dívidas, fiz muita gente sofrer. Fiz minha família sofrer e entendi que precisava de ajuda. Entrei em maio de 2013, fiquei pelo período de um ano e consegui organizar minha vida novamente. Eles me ajudaram na readaptação, voltei ao mercado de trabalho, voltei para a faculdade. Agora sou voluntário aqui. É uma maneira de retribuir a ajuda que me deram.”

Fotos: Leonardo Oberherr