Deputado Issur tenta ajuda para quem atua no transporte escolar

Deputado Issur e prefeito Luciano Orsi reunidos com representantes da categoria (Foto: Divulgação)

Região – Um grande movimento está ocorrendo para tentar auxiliar os transportadores escolares no Estado, uma das categorias que também tem sofrido enormes perdas financeiras com a crise econômica gerada pela pandemia da Covid-19, que se estende por mais de um ano.
As instituições de ensino, que reúnem grande número de estudantes, foram as primeiras a serem afetadas e fechadas para evitar aglomerações. Com o ensino remoto, por diversos meses, quem trabalha com transporte escolar, ficou totalmente sem renda e as perdas foram irreparáveis. Com o retorno gradual das aulas presenciais, que está de forma híbrida em todos os municípios, o transporte começa a voltar. No entanto, também de forma inferior à normalidade e seguindo as normas sanitárias determinadas. Neste retorno, a categoria pede a ajuda da classe política.

Isenção de taxas pelo prazo de seis meses

Os transportadores escolares participaram de uma recente reunião na prefeitura de Campo Bom com o deputado estadual Issur Koch, prefeito Luciano Orsi e presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Hoffmeister, além do vereador Jair Wingert.
Nesta reunião, a Associação dos Transportadores Escolares de Campo Bom apresentou suas reivindicações quanto ao pedido da isenção para as lideranças na sede da prefeitura. “Desde o início da pandemia, estes profissionais já fizeram três inspeções e pagaram todas as despesas referentes a este processo. O município apoia esta reivindicação por compreender a situação destes trabalhadores”, disse o prefeito Luciano. Alexandre Hoffmeister, que solicitou a reunião com o deputado juntamente com Wingert, destacou a importância da medida. “São diferentes taxas e vistorias que precisam ser realizadas a cada seis meses. O que eles estão pedindo é a prorrogação das atuais vistorias, pois não há como continuar pagando sem ter renda”, definiu o presidente do Legislativo.

Aguardando decisão da procuradoria

O deputado estadual Issur Koch reuniu-se de forma virtual com o secretário-Chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e o líder do governo na Assembleia Legislativa, Frederico Antunes, para solicitar a isenção de taxas de inspeção para os transportadores escolares pelo prazo de seis meses após o reinício das aulas, o período solicitado pela categoria. “Ao final do encontro, Lemos disse que o governo entende a demanda e quer acolhê-la. No entanto, por uma questão legal, irá buscar parecer junto à Procuradoria Geral do Estado”, explicou Issur. Em fevereiro deste ano, em ofício enviado ao governador Eduardo Leite, o parlamentar apresentou esta solicitação por entender que não é justo que a categoria, que está impedida de trabalhar desde março de 2020, seja forçada a renovar toda documentação a cada seis meses quando não há atividade escolar.