Deputado Issur quer traçar perfil do ciclista gaúcho com foco em melhorias

Em Taquara, há uma luta para que seja construída uma ciclovia junto à RS-239 (Foto: Matheus de Oliveira)

Região – A Frente Parlamentar em Apoio ao Ciclismo e ao Cicloturismo da Assembleia Legislativa, liderada pelo deputado Issur Koch, criou uma pesquisa para traçar o perfil do ciclista gaúcho.
A iniciativa tem por objetivo trazer melhorias tanto em rotas para o cicloturismo como para quem utiliza a bicicleta a trabalho ou lazer. O questionário está sendo distribuído em grupos de WhatsApp de ciclistas e também pode ser solicitado pelo número (51) 99642 8135. “A partir destas respostas vamos ter informações importantes sobre o perfil do ciclista no Estado, tendo por objetivo desenvolver políticas públicas voltadas para este setor. O aumento do número de bicicletas nas cidades brasileiras, potencializado com a pandemia, traz, também, a preocupação com a segurança nas estradas, tanto para motoristas como para ciclistas”, justifica o deputado estadual Issur Koch (PP), que preside o grupo de trabalho.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), as vendas de bicicletas em 2020 aumentaram em média 50% na comparação com 2019. Atualmente, o Brasil é o quarto produtor de bicicleta no mundo, com aproximadamente 4 milhões de unidades ao ano.
Trabalhar para melhorar as condições de infraestrutura e conscientização no trânsito para uma prática segura do esporte estão entre os objetivos da Frente Parlamentar. Outra proposta é desenvolver campanhas para que haja melhor convívio entre motoristas e usuários da bicicleta, com respeito mútuo no trânsito. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), R$ 15 milhões são gastos pelo SUS, todos os anos, para tratamento de ciclistas traumatizados em colisão com veículos no Brasil.

“Que veículos motorizados e bicicletas convivam no mesmo ambiente com segurança”

O deputado estadual Issur destacou a importância da ação e conclama os ciclistas para participarem do questionário. “Nós criamos a frente parlamentar em defesa do ciclista e do cicloturismo, uma frente de fomento ao uso da bicicleta. A quantidade de ciclista é cada vez maior e estamos buscando a segurança tanto dos ciclistas quanto dos motoristas. Quem quiser contribuir, pedimos que entre no nosso site (www.issur.com.br). Queremos montar um grande trabalho em prol da condição de que veículos motorizados e bicicletas convivam com segurança no mesmo ambiente. Peço que respondam nosso questionário e nos ajudem”.

O que eles dizem

Humberto Klein, Associação Taquarense dos Amigos Ciclistas. “Toda movimentação que ocorra para melhorar é bem-vinda. Já nos mobilizamos para divulgar a pesquisa e agradecemos a todos que estão nos ajudando nessa luta”.

Francis Weber, Pedal de Sábado Sapiranga. “Toda ação que busca incentivar a prática do ciclismo, seja como esporte ou meio de transporte, é bem vinda. O mapeamento permite que se tenha um norte para benficiar uma quantidade maior de pessoas”.

As barreiras enfrentadas

Os municípios e as regiões são diferentes, mas as dificuldades as mesmas. Humberto Klein, da Associação Taquarense dos Amigos Ciclistas (ATAC) e Francis Weber, do Pedal de Sábado, de Sapiranga, apontam os mesmos problemas quando questionados sobre quais as principais dificuldades enfrentadas por quem utiliza a bicicleta. “Tanto para quem usa a bike como meio de transporte como para esporte, as maiores dificuldades são as mesmas: falta de estrutura, falta de segurança e falta de respeito. São poucos os quilômetros de ciclovias ou poucas estradas com acostamento para que o ciclista possa rodar com tranquilidade, ao mesmo tempo em que muitos motoristas não respeitam a bicicleta como um meio de transporte mais frágil e que tem prioridade”, pontua Francis. O taquarense Humberto segue na luta junto à associação. “Não desistimos, seguimos em busca de mais segurança e melhorias”.