Deputado Giovani Feltes defende apoio permanente às micro e pequenas empresas

A pandemia afetou bruscamente diversos setores da economia mundial. O Brasil que já enfrentava uma forte crise econômica se viu em desalento. Como medida de apoio aos empresários, em 2020 alguns projetos importantes foram aprovados pelo legislativo e implementados pelo Governo Federal.

 

Um exemplo de efetividade é o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que em 2020 concedeu crédito a 517 mil empresas, liberando mais de R$ 37,5 bilhões em empréstimos que salvaram empregos durante a pandemia.

 

Tendo em vista que a maioria dos programas criados para incentivo as empresas e manutenção de postos de trabalho cessaram em dezembro 2020, foi necessária a articulação dos deputados e senadores junto ao Ministério da Economia para a retomada destas medidas.

 

Deputado Federal do Vale do Sinos, Giovani Feltes (MDB), conhece bem a economia gaúcha e entende como de extrema importância a dedicação para retomar este socorro ao setor produtivo. “A taxa de desemprego nos últimos anos tem aumentado, o que já assusta! Com a chegada da pandemia e com a paralização completa de alguns setores, coube a nós a obrigação de encontrar alternativas que dessem fôlego aos empresários e principalmente, que os trabalhadores não sofressem com a perca de seus empregos.”, conta.

 

Na prática, o Rio Grande do Sul ficou em terceiro lugar no ranking de estados que mais aderiram ao Pronampe, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerias. Conforme dados do Governo Federal, ao total as empresas gaúchas receberam mais de R$ 3,5 bilhões em mais de 65,3 mil operações de crédito. Feltes complementa. “Diante da importância de todos os setores para o desenvolvimento econômico, é preciso tornar permanente medidas como esta.”.

 

Em Brasília, a boa notícia! O Projeto de Lei 5.575/2020 que transforma o Pronampe em política oficial de crédito foi aprovado na Câmara na última semana e no Senado nesta terça-feira, (11). O texto segue para sanção presidencial.