Depois das chuvas, região receberá massa de ar frio e terá temperaturas baixas

Neste mês | Embora haja previsão de chuvas para o resto do mês, próximos dias devem ter frio e tempo seco

Região – Nos dez primeiros dias do mês, junho trouxe à região e ao estado do Rio Grande do Sul como um todo um grande volume de chuvas. De fato, de acordo com o coordenador da Estação Climatológica de Campo Bom, Nilson Wolff, neste primeiro terço do mês, já choveu mais do que a média histórica de junho. “Até dia 9 (sexta-feira), as chuvas deste mês já superavam a média. A média, em 32 anos, de chuvas em junho é de 135 mm. Até sexta-feira dia 9, choveu mais de 160 mm”, revela o meteorologista.

“Só de quarta-feira (7) até a sexta-feira (9) choveu 75 mm, o que fez com que o Rio dos Sinos não baixasse, ele continua fora do seu leito”, contextualiza Nilson.

Precipitação acima da média no mês de maio

Assim como junho deste ano, em comparação com junho do ano passado, foi muito chuvoso, o mês de maio também registrou muitas chuvas.

“Esse mês de maio foi o mais chuvoso em 32 anos, desde que temos dados de precipitação em Campo Bom. Esse maio superou a média histórica”, comenta Nilson.

Massa de ar polar traz frio de volta

“A partir do sábado (10) o tempo ficou mais seco, pois entrou uma massa de ar polar, que é fria e seca. Ela empurrou a nebulosidade para o oceano e deixou o tempo mais limpo. Até sábado que vem (17), não devemos ter mais chuvas”, estima Nilson Wolff.

O coordenador da Estação Climatológica de Campo Bom avisa que há previsão de chuva para a próxima semana – mas nada como o ocorrido no início do mês. “Não será na intensidade tão grande quanto tem chovido ultimamente. Por volta do dia 20 de junho, que coincide com o início do inverno (que começa oficialmente dia 21/6), volta a fazer bastante frio novamente”, alerta o meteorologista Nilson Wolff.

Ele também traz uma curiosidade: “O mês de junho do ano passado foi o mais seco. Choveu apenas 5.4 mm. Então, cada ano é diferente do outro”, avalia.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664