Dengue avança nos municípios dos vales do Sinos e Paranhana

Foto: Reprodução

Região – As cidades do Vale do Sinos e Paranhana, enfrentam uma questão de saúde pública com a disseminação da dengue. Estatísticas do painel de casos de dengue RS, da Secretaria de Saúde do Governo do Estado revelam um número alarmante nos casos ao longo dos últimos três anos. Só na primeira quinzena de 2024, o número foi de 375 casos confirmados no estado. No ano de 2023, foram 38 mil. Infelizmente, houve o registro de 54 óbitos decorrentes da doença. Em 2022, 67 mil casos confirmados e 66 óbitos registrado.
Confira os dados de cada cidade na tabela abaixo.

Tratamento

Não há tratamento específico para a dengue, e a gestão dos pacientes concentra-se na redução de dores, febre e na reposição de líquidos para prevenir desidratação. Em casos graves, a administração de soro intravenoso é necessária, segundo o CEVS/RS.

Manha ou melindre?

Dengue é uma palavra espanhola que significa “manha” ou “melindre”, características que o doente costuma apresentar devido ao mal-estar provocado pelos sintomas.
Diante dessa situação preocupante, é importante a implementação de medidas preventivas eficazes, incluindo a eliminação de focos de reprodução do mosquito transmissor. A conscientização da população é um elemento-chave para mudar essa tendência alarmante.