Demonstrando o espírito natalino até na decoração

Dicas | Saiba como fazer enfeites e arranjos para a época das comemorações

Dezembro é época de comemoração, de espírito natalino e renovação. Para entrar no clima das celebrações que chegam todo final de ano, uma decoração temática é essencial, em especial nos ambientes da casa em que a família costuma estar reunida, como salas de estar e cozinha.

Para enfeitar a casa e deixar os ambientes mais festivos e coloridos, vale todo tipo de material: papel, caixas de papelão, fitas e pinhas. O papel, em especial papel colorido, é um dos materiais mais versáteis: com ele, é possível fazer mini árvores de natal com papel verde, estrelas para enfeitarem as portas da casa ou flores de papel que podem adornar guirlandas. Além disso, caixas de papelão podem se transformar em bonecos de neve. A pinha, que é um enfeite tradicional natalino, pode servir de mini arvore, ou mesmo ser pendurada na própria árvore de Natal.

Nessa época, brincar com as cores que representam o Natal e o Ano Novo também é válido: pequenos objetos vermelhos espalhados pela sala, seja uma fita, laços, ou detalhes em arranjos que já existem no ambiente, podem compor o clima desejado. Para o Ano Novo, detalhes em prata e dourado normalmente auxiliam a ambientar a casa para a chegada do próximo ano. Outro detalhe é o uso de velas, onde cores e aromas se misturam para criar o clima desejado para a época. Garrafas de vidro já utilizadas podem virar arranjos de mesas muito criativos para o final de ano, com o uso de fitas, pequenas flores e barbantes.

Seja comprando enfeites prontos ou produzindo o seu de materiais reaproveitados, o que vale é demonstrar o espírito natalino em casa. A principal dica é aproveitar o “cenário” que a casa já oferece, como painéis de madeira, janelas amplas ou mesas de centro, para deixar a moradia pronta para a chegada do Natal e Ano Novo.

Crédito da foto: Cacá Bratke/Editora Globo