Defesas Civis de Campo Bom e Sapiranga mantêm o alerta para o nível do Rio dos Sinos

Foto: Defesa Civil/CB

Por Henrique Ternus

Região – O alto nível do Rio dos Sinos, que subiu mais de 5,5 metros nos últimos 10 dias, em função das chuvas, ainda preocupa as Defesas Civis de Campo Bom e Sapiranga. Segundo as entidades, mesmo com o tempo firme, que deve seguir até o próximo final de semana, a tendência é de que o nível de água continue subindo. Segundo a Defesa Civil de Campo Bom, a tendência é que ainda hoje o nível deve aumentar cerca de 20cm, e deve continuar subindo até o final da tarde de amanhã (10). Isso ocorre pela água das chuvas que ainda desce das regiões da Serra, do Paranhana e de Santo Antônio. Na madrugada entre esta quarta e quinta-feira (8 e 9), o nível de água aumentou em 25cm, chegando a 6,6 metros, segundo medição da Corsan.

 

Segundo a Defesa Civil de Sapiranga, ainda devem ocorrer alagamentos na região, mesmo com a trégua nas chuvas. O que está ajudando a situação, conforme o órgão, são os ventos, que ajudam a manter as águas em movimento até o Rio Guaíba, o que evita que fiquem acumuladas na região e causem maiores danos. No município, a Defesa Civil ainda não precisou realocar nenhuma família, mas se coloca à disposição para quem precisar de algum auxílio.

 

Para a Defesa Civil de Campo Bom, a água não deve afetar as casas próximas ao Rio, mas a elevação do nível nos próximos dias deve deixar ainda mais ruas alagadas na região. Ainda segundo o órgão, duas famílias estavam desalojadas e já foram removidas do local, e no momento estão abrigadas em casas de familiares.