Defesa Civil e Bombeiros em alerta: região deve ter volumes excessivos de chuva nas próximas 24 horas

Chuva excessiva deve atingir a região nas próximas horas. Foto: Melissa Costa

POR JAURI BELMONTE e MELISSA COSTA

REGIÃO – As regiões dos vales do Sinos e Paranhana estão no radar de alerta de meteorologistas para chuva excessiva que deve acontecer nas próximas horas. Essa condição climática, que deve trazer volumes de quase 100 milímetros nas próximas 24 horas, entre esta quinta (15) e sexta-feira (16), se dá por conta de um ciclone extratropical que vai atingir parte do leste gaúcho, conforme informou a Metsul Meteorologia.

Na região de cobertura do Grupo Repercussão, fica o alerta para risco de alagamentos e cheia de rios e arroios, especialmente nas regiões de Igrejinha, Rolante e Taquara. Há, também, risco de ventos fortes com velocidade entre 60 e 80km/h. Defesas civis e bombeiros de cidades da região já alinham ações para contornar transtornos à população.

ÓRGÃOS JÁ ESTÃO MOBILIZADOS

Igrejinha – de acordo com Joni Rodrigo Feltes, comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha, uma reunião com membros da Defesa Civil, ainda na tarde desta quinta-feira (15), vai definir a condução das demandas no município.

Taquara – A Defesa Civil de Taquara, por meio do secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil  e Causa Animal, Matheus Modler, reuniu-se no gabinete da prefeita Sirlei Silveira analisando a situação climática. Taquara é cortada por 22 arroios e cinco rios, além de ter uma topografia que favorece inundações. O Grupo de Ação Emergencial de Taquara se organiza para agir em caso de alagamentos. Dois abrigos – um na Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo (Ciep) e outro na sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho – já foram reservados. Também foram deixadas vagas abertas no Albergue Municipal, com serviço de rouparia e sapataria. Um caminhão baú está reservado caso seja necessário ser usado para retirada de famílias desabrigadas ou desalojadas. No início da tarde, foram reforçadas as compras de novos capacetes, botas e capas de chuva para uma possível ação. Equipes da Secretaria de Obras e Serviços estão neste momento intensificando o trabalho de desobstrução de bueiros da cidade.

 

Rolante – a corporação, liderada pelo comandante Leandro Gottschalk, informou que já está monitorando a região.

Parobé – diante do alerta de ciclone extratropical, o prefeito Diego Picucha emitiu um comunicado sobre ações da prefeitura. Uma força tarefa para atendimento à população está sendo preparada.

Sapiranga – conforme informações do coordenador da Defesa Civil de Sapiranga, Sírio Baum, houve uma reunião entre a equipe local e a Defesa Civil do Estado e a cidade está em alerta, principalmente entre o período das 15 horas desta quinta-feira (15) até as 15 horas de sexta-feira (16). A Defesa Civil ainda não registrou chamados.

Nova Hartz – o comandante dos Bombeiros Voluntários de Nova Hartz, Glaucio Dietrich, reitera que a corporação está em total alerta. Além do efetivo normal da escala, bombeiros voluntários estão de prontidão, seja nas suas casas ou no trabalho. “Havendo algo maior, como já aconteceu no passado com ventos e pontos de alagamentos, temos uma rápida resposta do nosso grupo. Também estamos de prontidão para ajudar outros quartéis de voluntários, assim como eles também estão caso nós viemos a precisar (Igrejinha, Rolante, Nova Hartz e Três Coroas, todos integrantes da Voluntersul). Temos sete veículos para atender essas ocorrências, e lonas, caso seja necessário”.

 

 

**Matéria em atualização