Defesa Civil articula rápida resposta para vítimas de sinistros em Campo Bom

Paulo mostra móveis doados pela comunidade de Campo Bom e de toda região Foto: Melissa Costa

Campo Bom – Desde 2017, a Defesa Civil de Campo Bom passou a se articular para também agir de forma preventiva. E um exemplo do quanto a mobilização antes de uma tragédia é importante, ocorreu na semana passada, quando um incêndio destruiu quatro residências, deixando as vítimas apenas com a roupa do corpo. O sinistro ocorreu no bairro Paulista e também resultou na morte de um dos moradores.

O incêndio iniciou por volta das 6 horas e logo no começo da tarde as vítimas já passaram a receber doações de móveis, roupas e alimentos. As primeiras doações de móveis foram daqueles que estavam no depósito. “Normalmente, temos móveis suficientes para duas residências. De posse do material, conseguimos dar resposta mais rápida para as vítimas”, conta o coordenador da Defesa Civil, Paulo Silveira.
A notícia triste logo mobilizou também toda a região, que fez doações imediatas para suprir a necessidade das outras famílias. “Conseguimos todos os móveis para as quatro casas. Vimos que a forma que nos organizamos é mais eficiente, pois sempre temos materiais à disposição e, assim que as coisas acontecem, a comunidade também vai doando e no fim, conseguimos atender a todos e manter esse depósito para os casos urgentes”.

 

Com parcerias, Defesa Civil também auxilia na construção de casas para quem precisa

Além da mobilização para doar os móveis, a Defesa Civil também ajuda na construção de casas para as vítimas. “Quando é uma casa de aluguel e a pessoa não tem condição, procuramos a associação de moradores do bairro e iniciamos campanha para conseguir material de construção e recursos para a mão de obra. Desde 2017, já ajudamos na construção de seis casas – sendo quatro de pessoas que perderam tudo em incêndio e outras duas em pessoas com situação de vulnerabilidade”, conta o coordenador Paulo.

 

TRABALHO OCORRE EM PARCERIA

O coordenador da Defesa Civil reforça a importância do trabalho em conjunto para que, no fim do processo, tudo dê certo e quem mais precisa receba a ajuda o mais rápido possível. “Tudo acontece porque atuamos fortemente com o Poder Público. Recebemos apoio e existe uma parceria entre a Assistência Social, secretarias de Obras e Educação e também a ajuda fundamental da comunidade, que faz as doações sempre que solicitamos”, destaca Paulo, ressaltando o espírito de solidariedade da comunidade de Campo Bom, assim como na região, quando algo ocorre. “A nossa comunidade de Campo Bom é muito prestativa, sempre que acontece uma coisa na cidade, sempre estão com as portas abertas, fazendo doações necessárias para atender o mais rápido possível a comunidade”.

 

Retaguarda

O prefeito Luciano Orsi destaca a importância de trabalhar dessa forma preventiva. “Temos uma via de trabalho em prol da comunidade que é constante, essa ação é mais uma das realizações que vêm ao encontro disso. Termos esse material de retaguarda significa ter braço para ajudar nossa comunidade quando fatalidades como o incêndio ocorrem. Então, além da Campanha do Agasalho e Verão Solidário que se estendem durante todo o ano, recebemos itens de higiene pessoal, limpeza e móveis. Assim que se recebe o conteúdo, ele é triado para garantir que estamos doando coisas realmente boas. Todo esse material provém de doações, então os próprios moradores mostram mais uma vez que Campo Bom carrega uma vertente muito forte de solidariedade e assim seguimos auxiliando sempre que necessário”, destaca o prefeito Luciano.