Defesa Civil alerta para temporais e risco de queda de granizo no RS

Mapa de alerta reproduzido pela Defesa Civil do RS nesta terça-feira (22).

Região  –  Temporais atingem o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (22). A instabilidade, que avança do Uruguai sobre o território gaúcho, traz condições severas às cidades gaúchas no que diz respeito ao comportamento climático. Há potencial risco para queda de granizo, ventos fortes e volumes excessivos de chuva.

Entre a segunda-feira (21) e esta terça, pontos da Argentina e do Uruguai já sofreram com queda de granizo.  Essa frente fria deve atingir o Rio Grande do Sul, especialmente as regiões do Centro e Leste, que inclui vales do Sinos, Caí, região metropolitana e litoral. Aqui na região de cobertura do Grupo Repercussão, a terça-feira iniciou com vento no quadrante norte, o que caracteriza a virada no tempo.

A instabilidade deve se estender até a sexta-feira (25), provocando além da queda nas temperaturas, risco contínuo de temporais.

De acordo com um comunicado emitido pela Defesa Civil do Estado, existe o alerta para temporais pontuais, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Essas condições mais severas, de acordo com a Defesa Civil, valem até as 15h desta terça-feira. Lembrando que, em caso de emergências, o telefone de contato com a Defesa Civil da sua cidade é o 193.

Inmet também emite alerta

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também projetou risco de tempestades nas mesmas áreas do Rio Grande do Sul –  e em Santa Catarina. Segundo o Inmet, o volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 60 km/h e queda de granizo.