Decretos liberam praças e atividades culturais e esportivas na região

Casa e Parque Municipal do Imigrante reabrem à comunidade, mas com horários restritos Fotos: Henrique Ternus

Região – Fechados pelo menos desde o início da vigência do modelo estadual de Distanciamento Controlado, em 11 de maio, os parques e espaços públicos começam a reabrir nos municípios da região. As recentes flexibilizações e alterações nas restrições do modelo de bandeiras do governo gaúcho, aliadas à redução no número de casos e mortes por Covid-19 nas cidades do Vale do Sinos, permitiram que os municípios emitissem decretos autorizando a reabertura de parques, centros de cultura, bibliotecas, museus e outros espaços públicos.

 

Em Sapiranga, a prefeitura reabriu o Parque do Imigrante, o Centro de Cultura, o Cemeam, a Biblioteca e Museu Municipal, e o acesso às rampas de voo livre no Morro Ferrabraz. As autorizações estão determinadas pelo decreto municipal de número 7073/2020, emitido na tarde da última sexta-feira (16).

 

Desde o último final de semana, o Parque Municipal do Imigrante está operando com funcionamento restrito, das 6h às 20h. A Casa do Imigrante, localizada no parque, funcionará de terça a sexta-feira, das 12h30 às 18h30, sábado das 13h às 17h30 e domingo, das 14h às 17h.

A Biblioteca Municipal Edwin Kuwer funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30.
A visitação ao Museu Municipal Adolfo Evaldo Lindenmeyer está permitida de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h.

Centros municipais de meio ambiente e cultura também retomam as atividades

O Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) passa a ter funcionamento normal. Já o Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck funcionará de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30, desde que previamente aprovada a realização de eventos até às 22 horas, com 40% da sua capacidade.

Em relação aos restaurantes que trabalham na forma de autosserviço (self-service), fica dispensado o uso de luva ao se servir, mas deve permanecer à disposição do usuário. No entanto, permanece obrigatório o atendimento ao protocolo específico vigente no sistema de distanciamento controlado e o uso obrigatório de máscaras ao se servir e ao circular.

Campo Bom autorizou utilização das quadras nos seus parques

Na semana passada, Campo Bom expediu o decreto que libera as atividades no parques e praças. Inicialmente, o protocolo para estes espaços permitiam apenas a visitação, permanência e circulação de pessoas no local, ainda com brinquedos e quadras de atividades interditadas. Mas, segundo Rodrigo Silva, secretário de Esportes e Lazer do município, já é possível flexibilizar as medidas. “Evoluímos para o estágio do protocolo que libera a utilização das quadras”, ressalta Rodrigo. O secretário chama a atenção para que as pessoas mantenham as medidas de higiene e segurança nas visitas aos parques e espaços públicos. “Contamos sempre que a população siga colaborando e atenta aos cuidados necessários, como o uso de máscara e não compartilhamento de nenhum objeto de uso comum. Somente assim poderemos ter esta retomada em segurança. Houve grande movimentação e muitas pessoas estão deixando de tomar alguns cuidados, como, principalmente, o uso da máscara. Seguimos registrando novos casos e não podemos descuidar”.

Esportes

– Em Sapiranga, o decreto também permitiu o acesso às rampas de voo livre no Morro Ferrabraz, bem como aos espaços para decolagem dos pilotos, das 6h às 20h. Segundo a prefeitura, os ginásios Nenezão e Palácio dos Esportes permanecem fechados, em virtude das obras de reforma.

– Em Campo Bom, o secretário Rodrigo afirma que, em função da pandemia, Campo Bom foi impedida de realizar o maior calendário esportivo da sua história. “Dependemos de algumas federações e entidades que estão definindo seus protocolos de retorno para, então, analisarmos se temos como receber estas competições. Não há previsão de retorno”, explica.