De olho nas obras das escolas estaduais, Faisal Karam, sugere Frente Parlamentar na AL/RS

Por Camila Martins/assessoria Assembleia Legislativa

Os desafios da educação ganharam ainda mais evidência com a pandemia da Covid-19. O retorno de forma plena das atividades exigirá estrutura física para atender um futuro desafiador que nos aguarda. Ao longo de muitos anos foram iniciadas obras e outras ficaram inacabadas no Estado. Essas construções precisam de debate, análise e alternativas para contribuir com a qualidade dos espaços. Com este objetivo, o deputado Faisal Karam (PSDB) propôs a Frente Parlamentar Obras nas Escolas Estaduais do Rio Grande do Sul (iniciadas, inacabadas e concluídas). A iniciativa contou com o apoio de 30 deputados. “Precisamos reforçar a transparência da gestão das obras públicas no ambiente escolar, o seu planejamento, racionalização, formalização e segurança para a comunidade”, ressalta o parlamentar.

 

O deputado Faisal se dedica ao tema desde 2019 quando assumiu a secretaria de educação do Estado. Ano também em que a ferramenta SGO, Sistema de Gestão de Obras, foi disponibilizada a todos os diretores de instituições de ensino para controle das reformas, revitalizações e demais trabalhos na estrutura dos estabelecimentos de ensino.

“Este foi um passo na transparência necessária nos projetos, mas existem construções paradas há décadas que precisam ser averiguadas. Sabemos que os problemas são históricos e contam com dificuldades financeiras, estruturais e de elaboração dos projetos”, afirma.

A ideia através da Frente Parlamentar é incentivar iniciativas que permitam identificar os principais gargalos no âmbito das obras emergenciais e programadas.