Daniele Bolzan responde dúvidas comuns sobre o ensino remoto

Daniele é Doutora e Mestre em Letras e Especialista em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar Fotos: Arquivo Pessoal

Por Caroline Waschburger

Região – Com as aulas presenciais ainda suspensas, é inevitável a ansiedade enfrentada pelos pais e alunos neste momento. Logo, é natural o surgimento de dúvidas sobre o assunto. A coordenadora pedagógica Daniele Blos Bolzan compartilha conosco respostas para as dúvidas mais frequentes.

De acordo com orientações do Conselho Nacional de Educação, no ano de 2020, tanto nas atividades domiciliares, quanto no momento de retorno às aulas presenciais, devem ser priorizados os objetivos de aprendizagem previstos pela Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular Gaúcho. Há uma previsão de que as escolas consigam atender a 80% do currículo proposto. Dessa forma, os planos de estudos das instituições devem ser ajustados para um plano 2020/2021. Assim, as terceiras séries do Ensino Médio necessitarão de uma atenção especial, pela impossibilidade de um plano estendido para 2021. Sobre o calendário escolar, as escolas e redes de ensino irão readequar seus calendários a partir da regulação do Conselho Estadual de Educação. No momento em que o período de afastamento está tão prolongado, para que as instituições possam contemplar o calendário letivo de 2020, algumas flexibilizações são possíveis, como a não necessidade do cumprimento dos 200 dias letivos obrigatórios, desde que contemplada a carga horária anual de 800 horas. As atividades domiciliares entram no cômputo dessas horas. Dessa forma, a readequação do calendário dependerá de como a instituição está organizando a realização das atividades domiciliares e também do que a avaliação diagnóstica indicará no retorno às aulas presenciais, para daí decidir se serão oferecidas aulas de recuperação no turno inverso, extensão do calendário, etc.

Sobre a aprendizagem

”Essa questão varia muito de escola para escola e entre diferentes níveis de ensino. Na Educação Infantil, etapa em que a aprendizagem passa pela experiência, está sendo necessária a mediação do adulto em casa para que as propostas enviadas pela escola aconteçam. Já no Ensino Fundamental e Ensino Médio, à medida em que os aprendizes ficam mais autônomos, esse suporte pode ir diminuindo. Algumas escolas, que estão conseguindo oferecer aulas online, estão também conseguindo realizar algumas atividades avaliativas diagnósticas. Outras, terão que fazer essa avaliação no retorno às aulas presenciais. A orientação é que todas as escolas possam fazer uma avaliação diagnóstica no retorno às aulas presenciais para ter mais clareza de como se deu a aprendizagem no período remoto”, diz Daniele.

PRESENÇA DO ALUNO

Outra dúvida bastante comum é sobre como está sendo feito o controle de presença dos alunos nesse período.

De acordo com a coordenadora pedagógica, o registro da presença se dá pela devolutiva por parte dos alunos/famílias das tarefas enviadas pela escola e participação nas aulas online (se houver).

Dúvidas restantes

O cenário no campo da educação nesse período tem mudado diariamente, mas procuramos abordar aqui alguns pontos já bem estabelecidos, buscando tranquilizar as famílias, lembrando que as aprendizagens acontecem em um continuum que não se encerra em um ano letivo.