Da música à leitura: Luiza Barbosa vira personagem de gibi e encanta público com história carregada de significados

Sapiranga – Depois de ficar nacionalmente conhecida e conquistar o coração dos brasileiros com a sua linda voz, Luiza Barbosa, finalista do The Voice Kids 2018, agora também é a personagem principal de um gibi. A história cheia de aventuras em que Luiza promove uma campanha com as crianças do bairro para libertar passarinhos presos, na casa de vizinhos, foi lançada no final do mês de julho, no XV Congresso de Ensino Privado Gaúcho que aconteceu no Centro de Eventos da PUC/RS. Desde então, Luiza vem participando de sessões de autógrafos, o último ocorreu na Feira do Livro de Sapiranga.

De acordo com Geonei Lopes Dias, pai de Luiza, a ideia de desenvolver um gibi partiu do lançamento de uma música de trabalho que foi gravada ainda durante o programa. “Ela fez a gravação de uma canção chamada Canto dos Livres e a letra faz uma menção ao canto de pássaros. Aí o pessoal da editora escutou a música e propôs a criação do gibi contando uma história que tivesse relação com a música. Fizemos uma reunião, discutimos o tema, chegamos a um acordo e desenvolvemos o projeto junto com a editora”, comenta.

Inserida no mundo da leitura desde cedo

“Ela sempre foi apaixonada por leitura. É apaixonada por poesias também. A escola onde ela fez o ensino primário tinha um período longo durante o horário de aula dedicado para ler, então sempre que tem um tempo ela é uma devoradora de livros”, declara o pai.

Trabalho com releituras e a imaginação dos leitores

A iniciativa é uma parceria com a editora Edibook, que desde 2014 atua no cenário literário contando histórias para o público infanto juvenil através de coleções de livros, gibis, HQS e música-livro.

Conforme Rodrigo Keller, editor da Edibook, a ideia dos gibis começou com outra figura que encantou o Brasil no The Voice Kids 2017, o Thomas Machado. “Estávamos produzindo o gibi dele, por que ele também é um menino que tem uma representatividade com crianças do Estado e com a sua cultura e o The Voice da Luiza a gente seguiu acompanhando, para nós ela é a nossa campeã e também é uma menina que gosta da cultura gaúcha e representa o Estado. Mandei os nossos livros, fiz o contato com os pais dela, apresentei os livros, a ideia, eles gostaram e aí a gente começou a desenvolver a história do gibi dela”. Em relação à publicação, o pai de Luiza ressalta que a intenção é de seguir com o projeto, havendo a possibilidade de novas histórias. O gibi está à venda pelo site www.edibook.com.br pelo valor de R$ 9,90, nos shows da cantora e nas lojas Clip de Sapiranga.