Curtas da esfera pública: Reforma da previdência, articulação com estado, obra parada e mais

A volta dos que não foram!

Araricá – De forma surpreendente, os vereadores do Progressistas de Araricá, Paulo ‘Galeto’ Foss e Ari Schrepp, retornaram à Câmara de Vereadores (ver matéria na página 12). A coincidência ficou por conta do momento desse retorno, que ocorre justamente no momento em que o bloco da oposição (MDB e PSDB) protocolou requerimento para a abertura de uma CPI para investigar indícios de irregularidades em contratos com empresas terceirizadas com a 21prefeitura. Como se apenas tivessem ido ali na padaria e voltado rapidamente, tanto Paulo como Ari, usaram a tribuna e não falaram uma vírgula sobre os trabalhos desenvolvidos como secretários em pouco mais de um ano. Pelo contrário, partiram para o contra-ataque ao bloco oposicionista. E deu certo. Conseguiram pegar os signatários da CPI no contrapé, apontando inconsistências na apresentação do requerimento para a abertura da CPI. Ao final da sessão, governistas saíram vencedores desse round, mas oposição promete voltar a carga com tudo na próxima sessão.

Motivo da mudança

Ao Repercussão, o prefeito, Flávio Foss, argumentou e explicou que a mudança ocorre para que consiga economizar recursos públicos. Mensalmente, cada secretário recebe R$ 4.456,98 mais as despesas da Prefeitura com INSS. No fim de 2018, quem também deixou o cargo de secretária foi a esposa do vice-prefeito, Jucilene Panni de Moraes, que foi exonerada pelo prefeito. Com a saída de Foss e Ari, a Prefeitura contará com cinco secretários (as): Elaine da Silva, Gilberto Elsenbach, Mara de Souza e Maximiliano Gomes da Silva.


Sandro Seixas articula junto ao Estado

Sapiranga – Em recente agenda com o secretário estadual de Apoio às Cidades, Rodrigo Lorenzoni, o vereador sapiranguense, Sandro Seixas (Democratas), apresentou as necessidades do município e aproveitou para explicar sobre algumas metas e ações onde há necessidade de amparo por parte do Estado. “Sabemos da crise em que o RS se encontra, mas se não procurarmos por soluções alternativas, nada anda. Fui muito bem recebido. Já encaminhei ofício com solicitação e agendamos outros encontros”, disse Sandro.

 

 

 


Cléo tem encontro com lideranças de siglas

Nova Hartz – O assédio de outros partidos com o vice-prefeito de Nova Hartz, Cléo Hendges (atualmente no PROS), continua em ritmo intenso. Recentemente, foi a vez do deputado estadual, Dalciso Oliveira (PSB), promover um encontro com Cléo em Nova Hartz. “Além do PSB, fui procurado por lideranças do PTB e PDT”, disse Cléo recentemente. O assunto ainda é tratado de forma reservada, mas o PSB deseja ver Cléo em suas fileiras, quem sabe, concorrendo até mesmo a prefeito, logo ali, em 2020. Caciques do PDT, aliás, também se reuniram com líder do PSB local e trocaram detalhes sobre os projetos para a próxima eleição.


Terrenos sujos tem preocupado

Campo Bom – Esta semana, o vereador Max de Souza (MDB) se pronunciou na tribuna em defesa das inúmeras solicitações de moradores campo-bonenses a respeito da limpeza dos terrenos baldios e abandonados, onde o mato alto está servindo de criadouro de aranhas, baratas, ratos, escorpião e até cobras. Além disso, a sensação de abandono destes terrenos gera uma imagem negativa para cidade, bem como contribui para insegurança dos arredores, favorecendo atividades de crime como assaltos e roubos as residências. “Estamos encaminhando para o Executivo estes pedidos, que são em vários bairros da cidade, para que o mesmo tome providências através da fiscalização, acionando os responsáveis para que a limpeza seja efetuada, garantindo assim a tranquilidade dos vizinhos próximos, que mantém os seus em perfeito estado de conservação” enfatizou, Max de Souza.


Obra da Quadra da João Blos parada

Campo Bom – Recentemente, o vereador Joceli Fragoso (PTB) esteve com o vice-governador, Ranolfo Vieira Junior, para buscar soluções para a obra inacabada da quadra de esportes da Escola Estadual João Blos, no bairro Porto Blos. Joceli se reuniu também com o diretor Institucional do Gabinete do Vice-Governador, Juarez Hampel, e ainda com o chefe de Gabinete da Secretaria de Obras e Habitação, Pedro Luiz Maboni. “A obra foi executada e está paralisada, sem piso e rede de energia elétrica, que não constam no projeto inicial”, explica Joceli que entregou aos membros do Governo do Estado um ofício da escola informando sobre a situação e buscando soluções para o problema.

 


Progressistas se reforçam

Nova Hartz – Recentemente, os Progressistas de Nova Hartz anunciaram mais uma filiação de peso: Flávio Cé. Empresário do setor calçadista, Flávio explicou que o município está no caminho certo. “Nunca havia visto tanto progresso, ainda mais em um período curto como a atual Administração”, citou o empresário, que gerencia uma equipe de 100 trabalhadores.

 


Programa Prefeitura no Bairro

Nova Hartz – A Prefeitura de Nova Hartz está prestes a lançar o Programa Prefeitura no Bairro. A proposta é levar ações em saúde, assistência social, esporte, cultura e lazer aos bairros. “Além disso, queremos que a comunidade participe deste evento, que será lançado em breve, e que contará com a presença do prefeito e secretários. Será o momento da população levar as suas demandas para a equipe da Prefeitura”, revelou Leonel Schaefer, que explicou que os primeiros bairros beneficiados serão Vicente Melo, Canto Kirsch e Copheva em março.


Ato público contra a Reforma da Previdência

Sapiranga – O gabinete da vereadora sapiranguense, Rita Della Giustina (PT), em conjunto com a bancada do PT na Câmara, sindicatos, Federação dos Sapateiros, Femergs, Sindicomerciários, entre outras entidades, promovem ato público contra a Reforma da Previdência. O palestrante principal será o desembargador do TRT-4, Marcelo Ferlin D’Ambroso. A atividade ocorrerá no dia 25 de fevereiro, às 19 horas, na Câmara de Vereadores.

 

Fotos: Arquivo JR / Divulgação