Curtas da esfera pública:

Comissão de Ética com novo membro

A segunda comissão de ética e decoro parlamentar aberta na Câmara de Vereadores de Sapiranga tem nesta quinta-feira (3), a primeira reunião com o novo membro sorteado durante a sessão desta semana. Álvaro Schonardie (DEM) assume o lugar de Vilmar Machado (PTB), que abriu mão da vaga e depois quis voltar atrás, mas não obteve sucesso. Jossara já havia sido eleita relatora semana passada. O cargo na comissão somente não será dela caso o democrata que se junta ao grupo agora seja contrário a decisão anterior.

Manutenção da relatoria na Câmara

Procurado pela reportagem, Álvaro afirma que agora é hora de discutir o assunto. “É preciso dialogar e ser feita a análise para ter um posicionamento. Não vejo necessidade de um pedido de troca na relatoria por uma questão de vaidade”, declarou. A partir desta semana, o Jurídico da Câmara de Sapiranga começa a intimar os quatros vereadores para apresentação da defesa com prazo para duas sessões ordinárias.

Transporte público em Campo Bom

Esta quinta-feira (3), será decisiva para o Consórcio Coletivo Campo Bom (CCB). Reunião do Conselho Municipal de Transportes, que reúne diversas entidades, setores e segmentos do município, decidirão em quantos por cento será reajustada a tarifa dos ônibus urbanos de Campo Bom. Atualmente, empresas tem rodado com déficit de passageiros e associado com a alta constante de insumos, argumentam que está cada dia mais difícil manter a frota rodando na atual conjuntura. Consórcio não quer nem ouvir falar do valor de R$ 3,55 cogitado.

Intervenções por todos os lados

Secretário de Planejamento e Captação de Recursos de Nova Hartz, William Rodrigues da Silva, está empenhando em colocar, cada vez mais, obras em execução pelo município.

Mensageiro de boas notícias

Servidor público concursado, o presidente da Câmara de Vereadores de Araricá, Olivar Ribeiro dos Santos (MDB), aproveitou a sessão para levar uma boa notícia aos moradores da Vila Grings. “Recebi a informação do prefeito, que a Vila Grings, será contemplada com calçamento em quatro ruas e uma praça. Isso é de suma importância. Temos que falar dessas coisas boas. Outros bairros serão contemplados com intervenções. Temos que fazer um trabalho sério e o vereador é da cidade toda”, analisou Olivar Ribeiro dos Santos.

Questionamento de Madeira

A nomeação de dois suplentes de vereadores da cidade, que inclusive já apareceram na folha de pagamento de agosto e, que devem ocupar novas funções de chefia, foi questionada pelo vereador Marcelo Madeira (MDB). “Tem dois caminhões parados na oficina e uma ambulância desmontada. Ainda por falta de dinheiro tem uma região da cidade com a falta de 16 lâmpadas”, destacou considerando que isso deveria ser prioridade.

Em defesa do governo Foss

O vereador Jurandir Alves (PP) saiu em defesa do governo e elogiou os nomes de Deise Kemp e Arlei de Oliveira. O progressista defendeu que ambos eram bastante competentes. “O prefeito vai buscar aqueles que o ajudaram a eleger. Não vai buscar um inimigo”, argumentou. Acrescentou ainda que Deise deve elaborar projeto que deve criar o centro de zoonoses e que deve ser apresentado em uma próxima sessão.

Na chefia de gabinete de Orsi

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, confirmou que o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Henrique Scholz, acumulará a função de chefe de gabinete na Administração. “O secretário Henrique é da minha absoluta confiança e quero aproveitar a experiência de relacionamento dele com empresários, comunidade e entes políticos, para fazer essa interlocução fundamental para o cargo de chefe de Gabinete”, define Orsi.