Curta–metragens unem produção audiovisual com cidadania em Sapiranga

Sapiranga – Criatividade, reflexão, dedicação e tecnologia foram os elementos essenciais para a criação dos vídeos que participaram do V Festival Escolar de Cinema: Curta-Metragens. Estiveram envolvidos no projeto estudantes das três redes de ensino, trabalhando o tema “Se criança governasse o mundo…” O principal objetivo do Festival é motivar os alunos a produzir um material diferenciado, como forma de aprendizagem, cidadania e integração com a comunidade, utilizando ferramentas audiovisuais.
O concurso premiará, no dia 24, um vídeo por destaque de categoria, que foram divididos em Direção, Roteiro, Elenco e Mensagem Educativa. A exibição aconteceu na última quarta-feira (5), no Centro Municipal de Cultura. “Cada escola possui um vídeo por categoria, representando a instituição”, esclarece a secretária de Educação de Sapiranga, Maria Fátima de Souza.
“Queremos formar pessoas críticas, que tenham opiniões e reflitam sobre como podem contribuir com a sociedade. O cinema é apaixonante e uma ótima forma de unir aprendizagem com a tecnologia, que é a realidade atual do mundo em que vivemos”, destaca a coordenadora de projetos da Secretaria de Educação de Sapiranga (Smed), Giovana Canani.
Produção dos curtas
As categorias do projeto foram divididas em: Categoria I (alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), Categoria II (alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e Categoria III (alunos do Ensino Médio e EJA). Cada produção teve no máximo 15 minutos de duração e os alunos tiveram tempo em sala de aula para a elaboração dos roteiros. “A produção deu trabalho, mas valeu muito a pena”, destaca a aluna Catarina. Os melhores curtas serão premiados com troféus.