Curso gratuito do Senai para alunos do 9º ano de Sapiranga

Foto: Junior Ribeiro

Sapiranga – O Projeto Vocações Profissionais, uma parceria entre o Senai e a Secretaria de Educação de Sapiranga e está em seu segundo ano de formação. O programa selecionou 30 alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal. Em 2022, as aulas iniciaram em maio e vão até novembro.

 

São cinco módulos: Preparação para o mundo do trabalho; Instalações elétricas; Robótica /Lego Zoom; Tecnologias do calçado e Mecânica industrial. Cada atividade busca preparar o aluno para as mais variadas funções. “O nosso eixo Senai é indústria, mas as formações podem criar um empresário, um empreendedor, um gerente e um profissional que vai sair para este mercado”, comentou o gerente de operações do Senai Sapiranga, Eduardo Weber.
Um dos objetivos do projeto é a proposição de desafios. “Em muitas atividades é simulado um ambiente de trabalho, disciplina, trabalho em grupo, prazos, entregas, gestão de conflitos, divisão das tarefas, tudo para a efetiva preparação”, falou o coordenador do Senai Sapiranga, Roniere Santos.

Secretária de Educação Cláudia Kichler e diretora pedagógica, Ana Andrioli foram recebidas no Senai pelo coordenador, Roniere Santos e pelo gerente de operações, Eduardo Weber.

Ampliação é um objetivo para o futuro

Em visita ao Senai, a secretária de Educação, Cláudia Kichler, destaca a importância do projeto de capacitação profissional e fala do objetivo de ampliação. “Nós já abrimos com 30 ano passado e esse ano já queríamos mais, infelizmente não foi possível. O sucesso do programa já é visível e queremos, sim, em um futuro, conseguir até que alunos de 8º ano participem, mas para isso, queremos atingir todos os de 9º ano. Essa é nossa meta”, declarou.

Ana Andrioli, diretora pedagógica SMED. “O curso também é uma forma para que eles sigam estudando. Existe um alto índice de desistência depois do 9º ano. É também uma forma de incentivo “.

Eduardo Weber, gerente de Operações do Senai Sapiranga.
“A ideia é que eles enxerguem as possibilidades. No âmbito pessoal como trabalhadores e até para a própria indústria, o despertar da consciência de inovação para todos”.

Alunos e famílias engajados
A primeira turma de alunos selecionados começou as aulas em setembro de 2021 e realizou o curso de modo intensivo. “Nessa primeira formatura já foi possível sentir o sucesso do projeto, os alunos realizados e as famílias também apoiando, entendendo que a dedicação faz toda a diferença e emocionadas com a formação dos filhos”, comentou a diretora pedagógica da SMED, Ana Andrioli.
O coordenador do Senai conta que o projeto está em expansão para outras unidades. “A turma do ano passado aqui em Sapiranga foi um piloto, modelo para outras cidades, e tanto deu certo que expandiu para Santa Clara, Guaporé, Lajeado e Novo Hamburgo. O legal foi isso, nós fomos o case que serviu para modelo de outras cidades, e funciona”, revelou Roniere.