Curso de apicultura estimula pequenos produtores no Cemeam de Sapiranga

Foi finalizado na tarde da última quarta-feira, 13 de novembro, o curso Apicultura – Manejo avançado, promovido no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam). O curso de duração de três dias teve como objetivo capacitar os 15 participantes no manejo de abelhas e produção de mel, visando a pequena produção e o consumo próprio. “O curso teve como objetivo trabalhar mais o manejo, como a parte de união e divisão de enxames e fortalecimento de colmeias. Entramos na parte de desenvolvimento de rainhas, como melhorar geneticamente o enxame, renovação e produção”, destacou a instrutora e zootecnista, Maristela Mendonça Krügel.

Além das etapas de manejo avançado, os alunos aprenderam sobre o aproveitamento da safra e o que fazer na entressafra, o período crítico e o tipo de alimentação, entre outros. As aulas também trataram os cuidados que o apicultor deve ter na produção do mel, as etapas do processamento, as boas práticas de produção e esterilização dos materiais e das salas garantindo a procedência do produto.

Cursos são oferecidos de forma gratuita

O aluno Sérgio Giovani Kohl, pretende utilizar o que aprendeu para produzir seu próprio mel. “Como já havia feito o módulo básico, agora estou aprimorando o que aprendi. Pretendo produzir para consumo próprio, então é importante aprender como produzir um alimento de qualidade. As aulas também ajudam mudar nossa visão sobre a preservação ambiental”.

Os cursos de capacitação oferecidos pela Prefeitura de Sapiranga, por meio do Cemeam são gratuitos e oportunizam conhecimento e novas possibilidades de empreendedorismo para os moradores de Sapiranga e região. Frutos da parceria entre as secretarias municipais de Educação, Cultura e Desporto e Agricultura, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural do Vale do Paranhana.