Curso de apicultura em andamento no Cemeam de Sapiranga

Sapiranga – Um dos cursos gratuitos oferecidos pelo Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam), em parceria com o Sindicato Rural de Taquara e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), é o de apicultura.

 

Essa prática é a criação de abelhas com o objetivo de produzir mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha. As técnicas também são importantes para a reprodução deste inseto fundamental para o ecossistema por causa da polinização.

São 32 horas de curso, divididas em quatro dias de aulas. A maioria dos encontros acontece na sede do Cemeam, mas na última quarta-feira, 14 a turma de alunos acompanhados da professora Maristela Krügel, fez uma atividade de campo em uma propriedade da Picada São Jacó que possui colmeias. Durante a aula, a instrutora do Senar explicou sobre a especificação da vestimenta usada na apicultura. “O macacão serve para evitar as ferroadas e também deve ser nestes tons claros, pois as abelhas não reconhecem as cores escuras e isso faz com que elas ataquem, por exemplo, uma pessoa que está vestindo preto”. Depois de paramentado o grupo seguiu em direção às colmeias que ficam em uma área de mata. “Este contato é importante para mostramos as diferenças das castas, o desenvolvimento larval, como fazer o controle das abelhas com o fumegador,entre outras práticas”, destaca Maristela.

As inscrições para os cursos do Cemeam podem ser feitas pelo telefone (51) 3959-1007 e para participar é necessário ter, no mínimo, 18 anos. As atividades são gratuitas, mas as vagas são limitadas, veja quais os próximos cursos:

17 a 20 de julho: Confecção do Vestuário Feminino;

21 a 24 de agosto: Introdução à Costura e Transformação das Peças do Vestuário (customização);

27 a 29 de setembro: Panificação Caseira;

02 e 03 de outubro: Bolachas e Salgados Caseiros;

26 e 27 de outubro: Produção Caseira de Mandioca e seus Derivados;

Por Prefeitura de Sapiranga