Cultura e tradições encantam Campo Bom através do Natal da Integração

Campo Bom – O espírito natalino já circula por Campo Bom. Na sexta-feira (2) aconteceu a abertura do Natal da Integração e a comunidade voltou ao Largo Irmãos Vetter, para celebrar mais um final de ano.
A decoração do espaço cria um ambiente mágico que encanta tanto as crianças, quanto os adultos. Pinheiro de Natal, luzes, casinha do Papai Noel, Trenzinho Amiguinho e muito mais, fazem parte de um planejamento que dura praticamente o ano todo. O tradicional evento é aguardado pelos moradores e também pelas pessoas de outras cidades que prestigiam o Natal da Integração de Campo Bom.
A gratuidade também é um atrativo, a programação traz shows para todos os gostos em praça pública contando com estrutura para alimentação e muitas atrações culturais. O Departamento de Cultura da SMEC destaca que as ações envolvem artistas profissionais, mas em sua maioria trazem alunos e cidadãos campo-bonenses para os palcos do evento.

Esperança renovada para o novo ano
“É um momento muito especial para nós, e eu acho que para a comunidade como um todo. Embora no ano passado o Natal do CEI não deixou a desejar, mas é claro que a estrutura toda, o nosso comércio, tudo é aqui, próximo ao Irmãos Vetter. E poder retornar com melhores condições, com a questão elétrica em dia, a manutenção do chafariz hoje já em condições de ser utilizado e também toda a questão dos brinquedos para as crianças e já estruturado com a praça de alimentação, enfim, eu acho que dá um ganho maior. E, é claro, que o Papai Noel chegar aqui do lado na nossa torre, toda iluminada, é a referência, é especial para nós. É um momento de renovação da esperança, do desejo de um novo ano melhor para todos nós”, declara o prefeito Luciano Orsi.

Arte e alegria
Na sextas -feiras, durante a noite, acontece a apresentação da Fanfarra de Natal com o Coral nas Janelas. “Esse é um projeto que começa no chão do Largo, são dançarinos, bailarinos, artistas circenses e músicos com repertório natalino e que circulam no meio do público”, conta a diretora de Cultura, Renata da Silva. Após a apresentação passando entre os presentes, a Fanfarra se dirige para a antiga estação, onde as crianças realizam um coro de Natal nas janelas que conta com uma projeção na parede do espaço. Um espetáculo de som e luzes emocionante e cheio de significados.

Além do Largo
Entre as atrações estão as Serenatas de Natal, realizadas pelo Centro Cultural Eintracht. As apresentações acontecem nas noites dos dias 12 e 14. O grupo percorre três bairros cada noite e a trupe natalina conta com músicos e com o Fritz e a Frida vestidos de Papai e Mamãe Noel que fazem a distribuição de bolachas natalinas para a comunidade.
O Trenzinho Amiguinho também faz parte da programação nos bairros nas quartas e quintas-feiras. Ele circula todo decorado espalhando o espírito de Natal e convidando as pessoas para irem até o Centro, que é o palco principal do evento.

Show nacional
A programação musical é atrativa e agrada a todos os públicos no Natal da Integração. Nomes como a dupla Lucas e Felipe já subiram ao palco que recebe ainda Asaph Borba e Cia Show 4 e Wilsom Paim, além de uma longa lista de artistas locais.
No entanto, não é exagero, dizer que a atração mais esperada se apresenta na noite do dia 17. Um dos maiores grupos de pagode do país, o Raça Negra, se apresenta pela primeira vez em Campo Bom e é a atração nacional do evento. A estimativa é de que o show atraia milhares de pessoas ao Largo, consagrando o Natal da Integração como um dos mais importantes eventos da região.