Cuidados que podem evitar doenças no seu PET

Zoonoses | Vacinas são as grandes aliadas na maioria dos casos

Por Felipe Cemim, veterinário

Hoje, com muita alegria, inicio uma nova etapa, na qual começo a escrever regularmente uma coluna no Jornal Repercussão, em que pretendo me aproximar dos leitores, esclarecendo e instruindo sobre assuntos pertinentes a minha área, a medicina veterinária. Como primeiro tema, vou falar sobre as zoonoses, que são doenças comuns entre as pessoas e diversas espécies de animais.

Zoonose é uma palavra de origem grega, formada por “zoo”, que significa animal e “nose”, doença. Elas podem ser transmitidas de duas formas, dos animais para os humanos, e dos humanos para os animais. São inúmeras as doenças, virais, bacteriana, fúngicas e parasitárias, mas vamos falar rapidamente sobre alguns cuidados que temos que ter para evitar algumas delas.

A leptospirose é uma doença bacterianas, e o principal reservatório da doença são os roedores, que eliminam a bactéria através da urina, que pode causar abortos em fêmeas prenhes, lesões hepáticas e renais, além de inflamação de vasos sanguíneos, e levar à morte. Como forma de prevenção podemos imunizar os cães para alguns dos mais de 70 tipos diferentes já catalogados.

Tratamento para a raiva

A raiva é uma doença viral, que não tem tratamento, levando todos os indivíduos afetados à morte. Sua principal forma de transmissão é através do contato com a saliva ou sangue contaminados, sendo o principal transmissor o morcego. Recentemente ocorreu um caso de raiva em humano no nordeste do Brasil. Como forma de prevenção, deve-se realizar a vacinação dos animais de estimação anualmente.

A giardíase é uma doença protozoária que causa inflamação intestinal, cursando com episódios de diarreia intermitente e eventualmente presença de sangue nas fezes. Contaminação ocorre por via feco-oral, e nos cães pode ser prevenida com vacina.

Existem muitas outras doenças, com diferentes gravidades clínicas. Para maiores esclarecimentos, lembre sempre de procurar um médico veterinário, que pode indicar a melhor forma de prevenir doenças em seu amigo de estimação.

Crédito da foto: Divulgação