Cuidados necessários ao levar o pet para viajar

Pesquise! | Há exigências comuns, mas cada companhia têm suas regras

Viajar é sempre tão bom que acaba sendo uma experiência que queremos compartilhar – até mesmo com os bichinhos de estimação. Porém, para que os pets possam fazer parte da experiência, é necessário uma série de cuidados especiais, para garantir tanto o conforto como mesmo a própria segurança dos bichinhos. Quando falamos de distâncias mais longas, então, que precisam ser vencidas de avião, o cuidado deve ser redobrado.

De acordo com as normas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), há um custo separado para transportar animais de estimação. A Agência também estipula que a “passagem” seja reservada o quanto antes – as vagas para transportes de animais em aviões são limitadas. Cada companhia tem suas próprias regras, porém: ao voar com a Latam (antiga Tam), por exemplo, o passageiro pode levar seu cachorro ou gato, na cabine ou no compartimento de carga do avião, de acordo com a disponibilidade de transporte. É preciso que o animal tenha mais de 8 semanas de idade, ou se for para os EUA, mais de 4 meses. Porém, para viagens para Ilhas Galápagos, Austrália, Nova Zelândia, Papeete e Inglaterra não é permitido levar gatos ou cachorros. Outros animais podem ser transportados pela LATAM Cargo.

Documentos necessários para a viagem

Para viajar com a Latam, caso a ideia for levar o animal de estimação na cabine, será necessário o certificado de um médico veterinário, emitido há no máximo 10 dias antes do voo, que ateste que o animal está saudável para realizar a viagem, e a carteira de vacinação. Para a Gol, é preciso o atestado sanitário (válido por 10 dias após a data de emissão) e carteira de vacinação, para voos nacionais. Para voos internacionais, além da carteira de vacinação e o atestado sanitário emitido dentro do prazo, é preciso do Certificado Veterinário Internacional (CVI).

Crédito da foto: Thinkstock

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664