Cuidados com os dentes dos nossos pets

Fundamental | Cuidados com os dentes são essenciais para a saúde

Por Felipe Cemim, veterinário da Tierplatz

Já não é novidade que os cuidados com nossos pets estão ficando mais intensos, e alguns procedimentos estão se tornando cada vez mais comuns e rotineiros. Os cuidados com os dentes são essenciais para a saúde dos bichanos, e exige bastante dos tutores, para a manutenção da higiene oral.

A saúde oral é de grande importância, pois pequenas inflamações na boca podem gerar perda de apetite e servir como porta de entrada para infecções que podem acabar atingindo outras partes do corpo. Sabe-se que processos inflamatórios crônicos de importância menor, quando perduram por longos períodos, geram a produção de radicais livres que podem ser nocivos a longo prazo.

Todos os mamíferos possuem dentes de leite, e fazem a troca deles para os dentes permanentes. Nos cães e gatos, essa troca ocorre entre os 4 e 6 meses de vida. É comum nas raças pequenas não ocorrer a perda dos dentes de leite, e ficarem com dentição dupla, principalmente nos caninos e incisivos. Nesses casos, o acúmulo de restos alimentares é maior, e por consequência disso a formação de placa bacteriana e tártaro é mais precoce.

Limpeza dos dentes dos bichanos

Nesses casos, pode ser importante a extração dos dentes de leite, para que não se instale uma doença periodontal de forma precoce, que pode afetar e danificar os dentes permanentes.

A incidência de cáries nos cães e gatos é muito baixa, mas algumas outras alterações são comuns, como a reabsorção odontoclástica nos gatos e a exposição de furca (união das raízes do mesmo dente) nos cães. Na grande maioria das vezes, ambas as alterações são tratadas com a extração do dente afetado.

A realização de profilaxia é recomendada pela ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária) e deve ser feita por médicos veterinários, com o paciente anestesiado, para que seja possível fazer uma boa inspeção e limpeza de todos os dentes, inclusive na face interna, de difícil visualização com paciente acordado. São utilizados instrumentos e equipamentos específicos para a limpeza e remoção do tártaro, e um polimento dos dentes ao final do tratamento. A indicação de realizar a limpeza dos dentes é anual, ou a critério do médico veterinário, pois em alguns casos, o acúmulo de tártaro pode ser maior ou menor, alterando o intervalo entre as limpezas.

Crédito da foto: Divulgação