Cuidados com a saúde mental tem papel fundamental durante a pandemia

Cuidados com a saúde mental são importantes Foto: Internet

Por Caroline Waschburger

Sapiranga – Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física – especialmente em tempos de pandemia. A Covid-19 chegou sem aviso prévio e obrigou muita gente a praticar o isolamento social em prol de um bem maior. Porém, as alterações na rotina e a incerteza que o vírus trouxe têm deixado as pessoas mais ansiosas.

“Não está sendo fácil conter a ansiedade das pessoas”, comentou a psicóloga Leticia Latosinski. “As crianças tiveram seu universo roubado com o fechamento das escolas, os adolescentes tem uma necessidade de contato com os amigos e os adultos tiveram que mudar suas rotinas de trabalho, ou seja, quase todos estão tendo que se readaptar e isso acaba gerando sofrimento e ansiedade”, explicou.

A psicoterapia tem um papel extremamente importante nesta função. Afinal, muitas doenças tem início no sofrimento psíquico e podem ser evitadas com a terapia. Além disso, entre os benefícios, encontra-se o autoconhecimento. “O olhar para si, esse momento da gente poder pensar, é também uma forma de amor próprio. Assim como cuidamos da alimentação e da estética, precisamos cuidar da nossa mente. O corpo precisa de equilíbrio para que possamos ter qualidade de vida”, explica Leticia. “E vale lembrar que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode fazer psicoterapia”, completou.

Incerteza preocupa

De acordo com Leticia, as pessoas estão sofrendo muito com ansiedade durante a pandemia, e essa foi a maior queixa nos últimos meses. “Há a incerteza e o não saber, ter a possibilidade de pegar a doença deixa qualquer um ansioso. Mas quem já sofria com a ansiedade acaba sofrendo ainda mais”, explicou. Por isso, a psicoterapia acaba sendo benéfica para que paciente possa trabalhar a forma como lida com as situações.

Atendimento online é alternativa neste período

Leticia ainda explicou que a ansiedade pode evoluir para quadros mais graves, como depressão, por exemplo, e a terapia, não só na quarentena, mas para a vida, é uma experiência importante e rica, que ajuda a amadurecer e a se conhecer melhor. “É também, através da psicoterapia que é possível aprender maneiras mais construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos diariamente, e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar. Também pode ser um processo de apoio ao passar por um período difícil, como o luto, transições de carreira ou um divórcio”, disse.

E agora, com a pandemia, formas de atendimento alternativas também surgiram. O próprio atendimento virtual ganhou força e muitos pacientes optaram por isso. “A psicoterapia é um serviço essencial, então podemos manter a rotina de atendimentos com os devidos cuidados, mas alguns pacientes preferem o atendimento online, e eu acabei diminuído muito os atendimentos presenciais em função disso”, comentou Leticia.