CTGs promovem eventos culturais dentro do Acampamento Farroupilha

“O tradicionalismo não pode ser esquecido, a tradição do gaúcho tem que se perpetuar e isso quem entende são os CTGs, cabe a Administração fomentar e dar asas a quem entende”, declara a prefeita Corinha Molling ao falar sobre a parceria entre a Administração e os CTGs, que estão promovendo eventos tradicionalistas dentro do Acampamento Farroupilha do município.

Um deles foi o 1º Torneio de Bocha Campeira, que aconteceu no último final de semana, dias 07 e 08, promovido pelo CTG Galpão Sentinela do Pago. Foram inscritos 15 piquetes e 2 CTGs, sendo que cada equipe possuía três jogadores. O eletricista, Civonei de Brito, 44 anos, do Piquete Querência dos Canários, conta que é costume entre os amigos jogar bocha. “A gente sempre joga, brinca, jogamos em outros lugares, mas sempre como brincadeira. Na frente do piquete, a gente tem o terno de bocha também, quando não tem movimento de criança, a gente fica brincando ali na frente”.

Durante o torneio choveu, mas os pingos não foram capazes de terminar com a brincadeira. O organizador do campeonato e diretor de esportes campeiros da 30ª Região, Jocimar Bueno, 38 anos, garantiu. “Campeirismo não tem chuva, não tem nada”, e isso se confirmou, com guarda-chuvas e chapéus os participantes continuaram jogando e assistindo as partidas.Além do torneio, outros eventos também foram promovidos pelos CTGs.

No dia 1º de setembro, o CTG Pedro Serrano realizou uma mateada, onde se conversou sobre as invernadas e a dança. Na segunda-feira, 02, o CTG Sentinela do Pago recebeu a Chama Crioula, da qual ficará sob guarda até a expansão no dia 14. Já o CTG Desgarrados da Querência, promoveu um painel sobre prendado e fez a divulgação dos títulos durante o Acampamento.