CTG Pedro Serrano na Emancipação

No dia 24 de junho, o CTG Pedro Serrano comemora 68 anos de fundação, sendo três anos mais velho que a cidade a qual ajudou a emancipar. Pois é, pesquisas mostram que a emancipação de Sapiranga se desenvolveu dentro do CTG. Reuniões para discutir o feito e a estruturação do novo município foram realizadas, primeiramente no Bar Café Cinelândia, e posteriormente, no galpão do CTG Pedro Serrano, então localizado na rua São Pedro, no centro da cidade.

O primeiro nome do CTG teria sido Cabana do Pai João.Segundo informações obtidas pelo atual patrão da entidade, Jadir Goulart, mais tarde houve uma votação para a escolha da denominação. As opções eram Coronel Genuíno Sampaio, Cabana do Pai João e Pedro Serrano. Venceu Pedro Serrano, nomenclatura que leva o CTG até hoje. “Pedro Serrano era um senhor que trazia gado da serra para as terras de Campo Bom e Sapiranga, movimentando a economia regional com a compra e transporte dos animais”, conta Jadir.

Em um ranking, onde são elencados os CTGs mais participativos e presentes nas ações ligados ao MTG, o Pedro Serrano, em 22 meses, se colocou na 3ª posição, da 30ª Região Tradicionalista, que conta com 33 CTGs. Jadir garante que o Pedro Serrano buscar manter o movimento tradicionalista durante o ano inteiro, aproximando a comunidade do tradicionalismo.

Atualmente, o CTG Pedro Serrano conta com departamento esportivo, campeiro e artístico, desenvolvendo atividades como o rodeio da entidade e a Cidade dos Piquetes, que mantém o Acampamento Farroupilha durante o ano todo na área campestre do CTG. O patrão afirma: “É uma experiência muito gratificante e um aprendizado contínuo, fazer parte de uma entidade tão importante para o desenvolvimento do município”.