CTG Pedro Serrano contabiliza estragos após tempestade destruir piquetes

No último domingo, 16, o temporal que atingiu boa parte do estado deixou estragos na região. Um dos pontos atingidos foi o CTG Pedro Serrano, em Araricá, que sofreu danos consideráveis depois das fortes chuvas.

 

O responsável pelo Centro Tradicionalista, Patrão Jadir Goularte, conta que haviam algumas pessoas no local e que, com o aumento da chuva, acabaram saindo do Centro, o que auxiliou na segurança de todos. Ainda como forma de precaução, Jadir contou que a rede elétrica foi desligado, para evitar maiores estragos. “O fornecimento de energia elétrica foi desligado na parte externa do parque para evitar acidente com fios arrebentados, e os animais da hotelaria de cavalos já haviam sido recolhidos e estavam em lugar seguro, assim como o gado usado nos treinos naturalmente se refugiaram no mato, o que também ajudou não ter nenhum atingido”. Ainda segundo o patrão, a observação dos pontos atingidos só pode ser feita de forma completa na segunda-feira, quando o temporal havia passado. “No domingo, havíamos visto os danos mais expressivos como queda de árvores, mas foi na segunda feira, em torno de 06h da manhã, já sem chuva, que se pode fazer uma vistoria, registrar fotos e providenciar a recuperação” explicou Jadir.

Além da queda de árvores, o prejuízo nos piquetes foi de forma geral. Conforme Jadir, 95% destes locais foram atingidos e precisarão de um reparo geral. “Nos piquetes, hoje, um total de 37 unidades, apenas 3 não sofreram lesões, os demais todos tiveram telhas e anexos arrancados, sendo que alguns tiveram a estrutura danificada e comprometida. Alguns 100% terão que ser reconstruídos”. Além dos piquetes, houveram outros pontos que sofreram graves danificações. “Na cancha de laço, a proteção de chapa calvanizada, utilizada no retorno do gado, 50% foi arrancada. O galpão principal teve parte bem considerada do telhado arrancada, ficando o palco e área da cozinha destelhados e uma parte central. A rede elétrica, que faz a distribuição pelo parque, foi 100% destruída. Quebraram 7 postes de cimento, romperam os fios e cabos de aço. O galpão, destinado para copa do departamento de esportes, foi 100% destruído, arrancou telhado e paredes de concreto”, explica Jadir.

Para ajudar o CTG Pedro Serrano, o telefone (51) 99457-2818 do patrão Jadir Goularte fica a disposição para quem quiser contribuir de alguma forma na reconstrução do Centro Tradicionalista. Neste momento, o espaço conta com a colaboração de quem puder ajudar nesta causa, visto que, eventos como o Projeto Cultural do Acampamento Farroupilha acontecem durante o ano inteiro e, para que ocorram, existe a necessidade de reerguer praticamente todo o local.