CTG Pedro Serrano completa 70 anos em sintonia com Sapiranga

Foto: Melissa Costa

A história do CTG Pedro Serrano se une a Sapiranga. O centro de tradições, em completa 70 anos de existência em 2022, motivo de muitas celebrações e foco no tradicionalismo na cidade.

 

Fundado em 24 de junho de 1952, a história por trás de tantos anos de tradição se confunde com a da cidade. Com o crescimento do município, o CTG e inúmeras administrações municipais trabalharam para popularização do movimento tradicionalista.

Inicialmente, o CTG era conhecido como Cabanha do Pai João, em homenagem a uma figura conhecida na cidade, então microregião de São Leopoldo. Em um assembleia realizada por integrantes e frequentadores do espaço, o nome Pedro Serrano foi eleito como definitivo e desde então, o centro passou a ser chamado desta forma.

No ano de seu aniversário, o CTG, por meio do patrão Jadir Goularte, conta que a programação anual será toda em prol da data festiva. Entre bailes, cavalgadas e celebrações na Semana Farroupilha, todas as atividades realizadas pelo espaço de tradições será voltado ao ano significativo, como forma de estender os festejos que acontecem este ano.

Programação

Entre os projetos a serem realizados durante o ano, haverá bailes, cavalgadas e rodeio. O primeiro baile ocorre no dia 21 de maio, e fará parte do evento Cidade dos Piquetes. No dia 25 de junho, haverá uma cavalgada no Centro de Sapiranga até o Pedro Serrano, assim como um baile na Sede Campestre. Em setembro, ocorre o envolvimento na Semana Farroupilha e, em Outubro, a realização do 21º rodeio estadual.

Divisão entre categorias e Semana Farroupilha diária

Atualmente, o CTG Pedro Serrano divide todas as atividades propostas durante o ano em categorias. Os projetos iniciam nas categorias Pré-Mirim e Mirim, passam por Juvenil e Adulto, terminando nos Veteranos. Entre as realizações do CTG, estão ações no Departamento Campeiro, Artístico, Esportivo e Cultural, o que caracteriza o espaço como uma Entidade Completa.

Um dos projetos culturais produzido pelo centro é a Cidade dos Piquetes, onde os festejos farroupilhas tradicionais do mês de setembro são realizados durante o ano inteiro na Sede Campestre. Os sócios podem adquirir um espaço por locação, onde constroem um piquete e podem frequentar de quarta a domingo. Nos dias em que utilizarem os piquetes, o foco das ações é voltada a cultura gaúcha. Portanto, as atividades realizadas são relacionados ao tradicionalismo do estado, como churrasco, prática de bocha, músicas nativas e demais momentos típicos do RS.

Inédito no município e acolhimento em cidades vizinhas; a história do CTG Pedro Serrano

Patrão do CTG Pedro Serrano desde junho de 2018, Jadir Goularte comenta sobre a trajetória do centro e alguns episódios até então. “É uma entidade pioneira para o município, foi nele (CTG) que foi acolhido o processo de emancipação da cidade, através do CTG Pedro Serrano que as comissões de emancipação de reuniram. Estamos filiados ao Movimento Tradicionalista do Rio Grande do Sul e a 30ª região tradicionalista”.

A sede do CTG fica na divisa entre Sapiranga e Araricá, popularizando a entidade nas duas cidades. Além disso, como conta Jadir, as cidades de Nova Hartz e Parobé também participam ativamente das celebrações, reforçando o movimento tradicionalista. “Hoje, o CTG em sua Sede Campestre, abrange todos esses municípios. Abrange bastante atividades destes municípios. Temos a carteira de sócios bem mesclada”, finaliza.