CTG Desgarrados da Querência: respeito pelas tradições gaúchas

Fundado em de janeiro de 1990, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Desgarrados da Querência possui uma longa história eternizada em Sapiranga.

Atuar em meio à comunidade escolar, sempre foi uma “bandeira” defendida pela entidade, pois foi neste ambiente que a entidade iniciou dentro de uma sala de aula da EMEF Pastor Rodolfo Saenger. Mais tarde, mudando-se para uma sala no Ginásio Municipal de Esportes Nenezão, conseguiu iniciar a construção do primeiro galpão. Hoje, possui o seu espaço Campeiro dentro da Sede Campestre do Clube 19 Julho, na zona rural de Sapiranga e a Sede Social junto ao Salão Social do Clube 19 de Julho, localizado no Centro da cidade.
O principal objetivo da entidade é resgatar cada vez mais jovens, adultos e a terceira idade, valorizando-os sempre e juntos se mantendo com o amor pela tradição gaúcha.

Eventos que participam e prêmios conquistados ao longo de sua história

O CTG Desgarrados da Querência constantemente participa de rodeios, torneios e festivais, além de conquistar prêmios. Pelos esportes campeiros foi conquistado por quatro anos premiações máximas no Enecamp e aberto de esporte do RS, classificando para o nacional com a bocha 48 em 2021 e trazendo o 1º lugar do nacional de esportes campeiros realizado em Santa Catarina, juntamente com a prova de rédeas com competidores prenda e peão com títulos máximos na FECARS e também classificando para Festa Campeira Nacional em Criciúma, trazendo 2º e 3º lugar para a cidade.

CTG Desgarrados da Querência futuramente

A pandemia pode ter atrapalhado a permanência das pessoas dentro da entidade, mas para Marcos, aos poucos, tudo está melhorando. “Nosso CTG hoje se encontra dentro da sede campestre do Clube 19 de Julho para melhorias em ambas sociedades que caminham juntas”, comenta o patrão, que também menciona que a sede no bairro Centenário não está em uso devido ao constante crescimento de moradias em torno do local e, por conta disso, o barulho com os ensaios atrapalham o convívio com moradores.
O patrão deixa um recado para aqueles que desejam participar de um CTG: “traga sua família para dentro do CTG porque CTG é família, CTG e união, CTG é alegria”.