Crianças podem andar descalças?

A newborn babys feet

Auxílio | Prática ajuda a desenvolver os pés da criança

Por Gabriela Plentz
Fisioterapeuta da Clínica LEBEN – Formação nos Métodos Pilates e RPG/RPM

Se observarmos os pés de um bebê, veremos que eles são planos, sem o arco plantar característico de um pé adulto. Conforme o bebê vai se desenvolvendo, ele aprende a ficar em pé e caminhar, fortalecendo a musculatura dos pés. A partir de dois anos de idade o arco começa a aparecer e continua se formando até os seis anos ou mais. Ainda assim, essa é uma causa comum das consultas em pediatras.

Muitos pais se preocupam ao perceber que seus filhos possuem os pés planos. A maioria das crianças não apresenta sintomas, além do formato, porém, os pais devem estar atentos se os filhos reclamam para caminhar mesmo sem muito esforço, queixam-se de dor e pedem colo sempre que precisam andar. Esses podem ser sinais de que algo está errado e um especialista deve ser consultado.

Em casos específicos, palmilhas podem ser prescritas para o tratamento. Porém, há algo muito simples que pode ser feito para auxiliar o desenvolvimento dos pés da criança: andar descalço. Em superfícies irregulares, em um piso confortável não muito frio, na grama, areia, terra batida, entre outros. Sempre tomando cuidado com possíveis objetos pontiagudos que podem estar pelo chão.

Isso porque andar normalmente ou na ponta dos pés e pular em superfícies irregulares sem sapatos desafia a criança a desenvolver seu caminhar com segurança e equilíbrio, estimula os reflexos nervosos para promover o fortalecimento muscular, melhorar a postura e o desempenho funcional dos pés. Ao utilizar calçados, esses devem ser leves, do tamanho adequado, sem salto e confortáveis.

Em suma, o pé plano é muito comum quando falamos do desenvolvimento dos pés. Apesar de preocupar muitos pais, é algo que normalmente se resolve espontaneamente sem que seja necessária qualquer intervenção. Mas para facilitar esse processo vale o conselho: pés no chão!

Crédito da foto: Divulgação