Criança de Sapiranga com suspeita de meningite morre em Porto Alegre

Sapiranga – A Secretaria
de Saúde de Sapiranga aguarda para os próximos dias o laudo médico com as reais
causas da morte de uma criança de dez meses. A menina, que frequentava o berçário da
Escola de Educação Infantil Dona Lindu, bairro São Jacó, acabou falecendo na
madrugada desta segunda-feira (4), em Porto Alegre.

A suspeita é de que a criança tenha contraído meningite.
Como medida preventiva, a Secretaria de Saúde de Sapiranga reuniu os pais para
uma reunião na tarde desta segunda-feira (4). Para diminuir as chances de
transmissão de doenças, cerca de 18 colegas da menina foram transferidos de
sala. Outra medida adotada foi entregar aos pais das crianças que eram colegas
da menina medicamento contra meningite. Cada família recebeu duas doses. O resultado final, se a menina contraiu ou não meningite, só
estará disponível dentro de quatro ou cinco dias.

Confira a nota divulgada pela Prefeitura Municipal na tarde desta terça-feira (5):

Secretaria de Saúde toma medidas em caso de morte de bebê com suspeita de meningite

A constatação de suspeita de caso de meningite bacteriana em uma menina sapiranguense de dez meses de idade, que morreu na madrugada desta segunda-feira, em Porto Alegre, mobilizou a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sapiranga em ações para atender prontamente a familiares e a comunidade da Escola Municipal de Educação Infantil Dona Lindu, no bairro São Jacó, onde a criança ficava no berçário. Pais das crianças matriculadas na EMEI foram instruídas sobre o caso em reunião feita na escola e receberam medicamentos contra meningite. A secretaria alertou que a comunidade pode ficar tranquila, já que todas as ações necessárias estão sendo tomadas pelos profissionais da Saúde. O secretário Emerson Leite disse que não há motivo para alarde, ” pois todas medidas cabíveis já foram tomadas”, lembrando que no caso anterior, constatado há um mês, todas as questões  foram prontamente encaminhadas. 

A menina chegou ao Pronto-Atendimento 24 Horas de Sapiranga por volta das 16 horas de domingo, e como apresentava um quadro neurológico preocupante, foi encaminhada ao Hospital Sapiranga. À noite, por volta das 22 horas, dentro de um quadro não responsivo, foi levada ao Hospital Conceição, em Porto Alegre, onde acabou falecendo na madrugada. A Secretaria de Saúde teve a comprovação de que se tratava de um caso de suspeita de meningite quando os pais solicitaram ao Município medicamentos relativos à doença. Imediatamente, então, foi acionado o protocolo para casos do tipo, como já havia ocorrido em 9 de abril, quando foi constatado caso que envolvia aluna da Escola Municipal Maria Emília de Paula. Na época, a agilização no atendimento à uma criança de 7 anos, que teve diagnóstico clínico da doença, possibilitou sua recuperação sem sequelas. Além disso, toda a comunidade e familiares foram atendidos e receberam instruções e medicamentos, quando constatada a necessidade. O mesmo ocorre neste caso da EMEI Dona Lindu, onde familiares, crianças e pessoas que tiveram contato com a menina foram medicados preventivamente. A Secretaria Municipal de Saúde de Sapiranga reforça que não há motivo para alarde, e que o protocolo para casos de suspeita de meningite foi ativado, mais uma vez, de forma rápida e a medicação é eficaz no combate à doença. 


SOBRE A MENINGITE

A Secretaria de Saúde ressalta que este tipo de meningite é transmitida por secreções sendo o modo mais comum de contágio da meningite é através do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas, sendo assim, a profilaxia (tratamento para quem teve contato) é necessária somente para familiares de convivência na casa onde moram. Em relação aos colegas de aula, não é indicada a profilaxia neste caso, apenas orientamos aos pais para que observem seus filhos por um prazo não maior que 7 dias.

Alertamos para sinais e sintomas da meningite:

* febre;

* dor de cabeça;

* vômito em jato;

* Rigidez de nuca;