CPF na nota: alunos de Sapiranga desmistificam o Programa

Sapiranga – Através do Grupo de Educação Fiscal Municipal, a Prefeitura de Sapiranga participou do evento de entrega de boletins para os alunos do Centro Municipal de Educação (CME) Érico Veríssimo – UEF, quarta-feira, 29 de maio.

A finalidade da ação foi incentivar o cadastro dos cidadãos no Programa Nota Fiscal Gaúcha e a inclusão do CPF nas notas fiscais, levando o título de “A importância da inclusão do CPF na Nota Fiscal”. O projeto surgiu de um viés já discutido pelos alunos da escola no ano anterior, tendo como pauta os impostos e demais ações ligadas neste âmbito.
Os alunos engajados no projeto de divulgação da Nota Fiscal Gaúcha pretendem expandir seu alcance, conscientizando e informando os cidadãos acerca dos benefícios que a participação do Programa traz, tanto para entidades beneficiadas, quando para os demais apoiadores do projeto.

A atividade contou com a participação dos alunos Daiane Jacoboski, Rafael Barbieri e Kaue Meregali, que fazem parte do projeto sob a orientação da professora Vanderlize San Martins de Lima. Os estudantes no projeto estão dispostos a divulgá-lo e estão fazendo isso à partir de suas próprias comunidades.

Esclarecer dúvidas da população é objetivo do projeto em Sapiranga

A professora orientadora do projeto de divulgação, Vanderlize, destaca a importância de informar as pessoas sobre a finalidade do programa. “Muita gente tem medo de dar seu CPF, então queremos desmistificar isso. Quem dar seu CPF estará concorrendo a prêmios e também estará ajudando outras pessoas. É uma boa iniciativa.”

Entenda o Programa Nota Fiscal

O programa Nota Fiscal Gaúcha advém do Estado e visa dar maior alcance à cidadania fiscal, a justa concorrência e o aumento da arrecadação, por meio do estímulo à emissão de documentos fiscais pelas empresas e sua exigência por parte dos consumidores. Sempre que solicitarem a inclusão do número do seu CPF na nota fiscal no ato da compra, os cidadãos acumulam pontos em estabelecimentos participantes. Pontos, estes, que serão convertidos em bilhetes que possibilitam a participação em sorteios mensais. Além disso, o indivíduo também participa automaticamente dos sorteios realizados em Sapiranga e colabora com as entidades de sua escolha, dando um destino mais justo aos impostos. Em Sapiranga, as entidades cadastradas são o Hospital, a APAE e a Liga de Combate ao Câncer.

Kauê Meregali, aluno enjagajado no projeto, pontua que a informação faz toda a diferença, podendo beneficiar entidads, famíliar e o próprio contribuinte, ao usar seu documento na nota fiscal. “Nós acreditamos que o nosso projeto é importante para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de incluir seu CPF na nota fiscal, pois isso ajuda a combater a sonegação de impostos e, com isso, o Governo consegue combater a sonegação fiscal”, finaliza.

Texto: Keila Massaia

Foto: Divulgação