Corsan qualifica sistema para reduzir falta de água em bairros de Campo Bom

Campo Bom – Para a melhoria no sistema de abastecimento de água em alguns bairros do município, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) promove uma obra na rua Imaculada da Conceição, no bairro Ipiranga. O término das obras está previsto para 28 de fevereiro, com a instalação de uma nova tubulação de 800 metros feita no material PVC.

Em 18 de janeiro desse ano, o prefeito, Luciano Orsi, participou de uma reunião com representantes da (Corsan), para decidir quais melhorias necessárias seriam aplicadas para resolver a constante falta de água nos bairros Ipiranga, Imigrante Norte e Sul, Aurora, Celeste, Primavera, parte do bairro dos Gringos e Operária.

No encontro foi concretizado as obras da Corsan no sistema Ipiranguinha. Esse sistema é fundamental e é o responsável por interligar a adutora que abastece Estância Velha ao bombeamento de água do sistema Ipiranga. A rede abastece seis bairros de Campo Bom.

Atualmente, o sistema Ipiranga é abastecido por duas adutoras, que fazem o transporte de água que está em um reservatório até o consumidor final, que é o cliente da Corsan.

Prefeito avalia a importância

O prefeito, Luciano Orsi, avalia a obra.

“Uma das propostas apresentadas pela Corsan é que a empresa possa desenvolver, junto ao grande projeto de revitalização do Centro, que estamos elaborando, melhorias na rede localizada na área central da cidade. Com a substituição da rede antiga, o número de rompimentos cairia e, com a implementação de setorizações, seria possível reduzir o número de economias afetadas no caso de rompimentos”, cita.

A Corsan informou que a obra do sistema Ipiranga não necessitou de troca de adutora e sim, uma implementação de mais uma. Com três adutoras de água no local, os engenheiros do projeto esperam solucionar de forma mais eficiente as dificuldades nos reservatórios e, por consequência, a falta de água dos bairros.

A obra iniciou em 28 de dezembro de 2018 e a sua conclusão está prevista para ocorrer em 28 de fevereiro desse ano. Após as intervenções no sitema Ipiranga, o prefeito espera soluções fundamentais para outros bairros da cidade.

Corsan valoriza investimento

A Corsan explica que a obra tem o objetivo de evitar e diminuir o tempo de recuperação dos reservatórios Ipiranga e Ipiranguinha quando ocorrerem problemas nas adutoras já existentes, que abastecem aquele reservatório. Para qualificar esse sistema de abastecimento, a Corsan está investindo R$ 259.465,53 de recursos próprios. Atualmente, são 5.000 famílias atendidas pelo sistema Ipiranga Ipiranguinha, chegando a 24.000 habitantes no total beneficiados pela qualificação.

 

 

Texto e fotos: Diego Moraes