Corsan exigirá novo quadro de ligação a partir do fim de setembro

Foto: Reprodução

Região – Uma mudança da Corsan afetará toda e qualquer ligação nova de água ou mudanças de ramal nas ligações residenciais, comerciais e industriais em todos os municípios atendidos pela empresa pública.

 

A partir do dia 28 de setembro a Corsan adotará um novo modelo de quadro de ligação. Guardadas as proporções o comparativo é simples: a ideia é semelhante ao poste padrão RGE, onde o usuário compra o poste e a companhia instala o medidor. No caso da Corsan, o cliente comprará o quadro de ligação em uma loja ou comércio do setor de construção e a empresa pública instalará o hidrômetro com as novas especificações e necessidades que a companhia busca modificar.

 

Na prática, o usuário não terá mais acesso ao hidrômetro, pois ele ficará fixado com parafusos, evitando vazamentos no quadro. Outra diferença está na caixa, que ficará embutida em uma mureta, em altura padrão, de forma alguma dentro do pátio, sendo obrigatório o acesso aos técnicos da Corsan. A nova sistemática proporcionará maior proteção contra furtos e evitará o número de fraudes, favorecendo a sustentabilidade econômica e financeira da companhia pública gaúcha.

 

Rede da Construção Civil deve estar atenta para evitar novas construções fora do padrão 

A mudança no padrão da caixa de ligação busca eliminar as diferentes dimensões dos quadros que variam e possuem critérios muito distintos de município para município. Com isso, em todos os municípios atendidos pela Corsan, existirá um padrão único, logicamente, em todas as novas construções. Usuários antigos não precisarão trocar o quadro/hidrômetro por outro neste novo padrão. A companhia reforça que é de extrema importância que engenheiros, projetistas e arquitetos tenham conhecimento desta modificação, para que façam os novos projetos dentro desta nova exigência, que será estadual.