Corrida de vespa marcou Festa do Calçado em 1961

Resgate | Festa do Sapato só foi retomada pela Prefeitura em 2006

Paralelamente à 1º Festa do Calçado, em 1961, Campo Bom sediou outras importantes promoções. O cinquentenário da Sociedade Concórdia (depois 15 de Novembro) estava entre as atividades. Outros eventos também foram organizados especialmente para a Festa. Foi naquele ano que os organizadores promoveram o primeiro Campeonato Sul-Americano de Punhobol (o Clube 15 de Novembro ficou com o vice-campeonato), a corrida de vespa, campeonato de tiro de revólver, além é claro, da inauguração de obras públicas. A 1ª Festa do Calçado organizada no Rio Grande do Sul, ocorreu em Campo Bom, nos pavilhões da Comunidade Evangélica (IECLB).
Em 2002, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Campo Bom, firmaram uma parceria com a Universidade Feevale e uma pesquisa junto aos moradores foi desenvolvida. A intenção da pesquisa era a criação de evento que unisse moradores e empresários, na tentativa de enfrentar o delicado período econômico que o Vale do Sinos, tradicional polo calçadista, estava enfrentando.
O local escolhido para sediar  a Festa do Sapato, quatro anos mais tarde, em 2006, foi o Largo Irmãos Vetter – local que abrigou uma das mais conhecidas indústrias calçadistas de Campo Bom. A Fundação Cultural lembra que a 1ª Festa do Calçado, realizada em Campo Bom, deu origem à Fenac, de Novo Hamburgo, em abril de 1963.
Como foi o reinício
Entre as boas ideias da primeira Festa em 1961 e retomadas em 2006 pelo comitê organizador, foi a escolha da Musa do Sapato. A escolha simbólica resgatava a eleição da Rainha do Calçado, que ocorria nos bailes do calçado que eram realizados em Campo Bom, entre os anos de 1956 e 1959. Paula da Silva (2006) e Flavia Noll Garcia (2013).
Os empresários e lojistas foram decisivos na criação do Lojão de Sapatos, reunindo, inicialmente, seis lojas de calçados. Em 2013, foram 29 lojas.
Inovações na Festa
A segunda edição da Festa, em 2007, deu ênfase ao entretenimento familiar e o Lojão de Sapatos passou a contar com espaços individuais. A Multifeira de Negócios foi incorporada à programação. Ao todo foram quatro dias de feira. Na terceira edição da Festa, em 2009, o mix de lojas foi ampliado em 40% com a introdução de uma rua coberta entre a Rua Voluntários da Pátria e Tiradentes. Naquele ano foram vendidos mais de 33 mil pares de calçados, contra 10 mil pares da edição anterior.
A importância da Fundação Cultural
A retomada da Festa do Sapato, em 2006, só foi possível graças ao empenho de empresários e lideranças campo-bonenses. Depois da instituição da Fundação Cultural de Campo Bom, em 1998, seu funcionamento se tornou efetivo graças a atuação de voluntários, que promovem o desenvolvimento artístico-cultural no Município, através da criação de uma rotina de eventos. Em 2015, a Festa do Sapato chega a sua 6ª edição com muita credibilidade e apoio de lojistas, empresários e entidades. Em outubro de 2014, em um evento que antecede a Festa, ocorreu a tradicional corrida da Festa da Sapato 2015.