Coronel Genuíno Sampaio Importante líder militar morreu em Sapiranga

Sapiranga – Sampaio era um dos mais importantes coronéis de Dom Pedro II. Participou da Guerra do Paraguai e outras ações oficiais imperiais importantes. Em 1870, com o fim da Guerra do Paraguai, o Brasil tinha medo de uma possível investida da Argentina ou Uruguai contra o estado mais ao sul do país. Assim, Genuíno instalou suas tropas no Rio Grande do Sul.

Com a situação dos Mucker tomando proporções mais agressivas, o Império se assustou com uma possível revolta de centenas de imigrantes alemães armados e enviou Genuíno e suas tropas para o vale. Acontece que, segundo o historiador Arti Hugentobler, o Império superestimou o movimento que era composto por cerca de 20 homens armados. Porém, quando Genuíno chegou às terras, vendo um grupo pequeno, ele, por sua vez, teria subestimado o movimento, que passado o nível de fanatismo, já apresentava sinais estóicos – quando vê a violência como meio plausível de atingir e defender seus objetivos.

Como o grupo de fiéis era pequeno, o coronel acreditou que iriam se entregar já no primeiro momento e o objetivo do exército era prendê-los e não matá-los. Porém, a primeira investida foi um fracasso, tendo a tropa de Genuíno perdido alguns homens.

Em 19 de julho, é realizada a segunda investida, quando o exército ateia fogo na casa de Jacobina, mas ela foge para a mata.

Crentes de que a líder e seus fiéis não sairiam da mata, ou então o fariam para se entregar, as tropas de Genuíno comemoraram a aparente vitória, mantiveram a guarda baixa durante a noite e enviaram o médico junto com os feridos para os cuidados.

A morte do importante Coronel

Aí a história assume diferentes pontos de vista. Um deles conta que houve uma nova batalha entre muckers e o exército, no acampamento levantado pelos imperiais, e que durante este confronto, Genuíno teria sido baleado na coxa, atingindo uma artéria e morrido. Porém, Arti acredita que tenha sido diferente. À noite, com a guarda baixa, alguns poucos mucker lançaram rajadas de tiros contra o acampamento, acreditando que todos do exército possuíam suas garruchas, principalmente o coronel. Arti acredita que com o susto ao acordar, Genuíno teria tentado sacar sua arma, mas teria sua própria garrucha disparado contra sua perna. Ou seja, ele não teria morrido em batalha. Como o médico não estava no acampamento, o coronel morreu ali.

Posteriormente, já na década de 1930, os moradores de Sapiranga decidiram homenagear Genuíno Sampaio, erguendo uma estátua em sua homenagem próximo à Pedra Branca, no Ferrabraz.

Foto: Reprodução.