Coronel diz ser essencial câmeras também na RS–239

O encontro de sexta-feira (16) no auditório da Secretaria de Educação para tratar da onda de crimes que assola o Vale do Sinos reuniu, no mesmo espaço, àquelas pessoas que realmente possuem a competência e autoridade para mudar o preocupante cenário da segurança pública no município.
Entre as garantias anunciadas pelas lideranças presentes no encontro está a reativação das nove câmeras de monitoramento e a instalação de outros oito novos equipamentos. A previsão da presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Sapiranga (Consepro), Adriana Rost, é de que em 90 dias todo o projeto esteja concluído. “Com relação ao locais onde as câmeras serão instaladas não podemos informar ainda. Isto definiremos nas próximas reuniões”, revelou.
Locais especulados
A presidente do Consepro, Adriana Rost, explica que uma reunião entre os órgãos que tratam do tema deve ser agendada para fechar os pontos onde serão instaladas as 17 câmeras de monitoramento.  “Teremos uma grande reunião com a Brigada Militar, Polícia Civil, com os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M), a juíza da Comarca de Sapiranga, o Ministério Público (MP) e a prefeita, Corinha Molling, para acertarmos os locais onde serão instaladas as câmeras”, confidencia Adriana.  O major comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar de Sapiranga, Marcelo Carpes, destaca ainda a necessidade de se estabelecer um convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).
Detalhes
Além de detalhes técnicos do tipo de câmera (que será Full HD), dos pontos exatos onde os equipamentos serão instalados, é necessário ter os futuros equipamentos em locais de acesso à Sapiranga e de possíveis fugas do município, como os viadutos dos bairros São Luiz, Oeste além da ligação do bairro Amaral Ribeiro com a RS-239. “Estes locais são estratégicos para a Brigada Militar e defendemos a instalação de câmeras nestes pontos”, sugere o tenente-coronel do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Sinos (CRPO), Carlos Armindo Thomé Marques.
O coronel ressaltou ainda o moderno sistema de Campo Bom. “Os equipamentos no município representam o que há de mais moderno e é justamente estes equipamentos que os municípios precisam”, ressalta Marques.