Corinha considera positiva a adoção da informatização nos postos de saúde de Sapiranga

Sapiranga – Após um ano da implementação do Sistema Integrado Municipal de Saúde (SIMUS) nos postos da rede pública de Sapiranga, a administração avalia de forma positiva a novidade.

Hoje, todos os postos do município contam com o serviço, que garante mais agilidade nos atendimentos, proporcionando aos profissionais um sistema integrado com os demais sistemas do Ministério da Saúde, possibilitando a emissão de exames e encaminhamentos de forma mais rápida e eficiente. Para a implementação do sistema, diversas ações tiveram que ser realizadas, principalmente nas estruturas dos postos. Para todas as unidades de saúde foi necessário, ainda, a aquisição de equipamentos para adequação da rede lógica como computadores, impressoras especiais, antenas externas, webcam e instalação do SIMUS. O total investido foi de aproximadamente R$ 463.000,00. Mesmo com a comodidade dos agendamentos, a Secretaria alerta que o número de faltosos em consultas continua o mesmo.

Secretária de Saúde, Janete Hess, comenta a facilidade para o médicos trabalharem

Um dos principais avanços oferecidos pelo novo sistema é a agilidade para os médicos trabalharem. Antes da informatização, os prontuários médicos eram limitados à unidade onde o paciente era atendido, além de se deteriorar com o tempo. Hoje, o prontuário é ligado em todos os postos e também à UPA e à USE, fazendo com que o médico tenha condições de acessar o prontuário mais rapidamente. A secretária Janete Salvati Hess, avalia estes 12 meses. “A informatização vem para auxiliar e qualificar o atendimento. Com o Prontuário Eletrônico, o profissional da saúde tem acesso a toda a informação do prontuário do paciente, facilitando o diagnóstico. Foi um avanço na saúde pública do Município de Sapiranga, onde podemos acompanhar a realidade da saúde do nosso município, permitindo que possamos planejar as ações conforme as estatísticas”, cita.

Prefeita Corinha comemora

Conforme a prefeita Corinha Molling, esse processo representa um grande avanço para o Município. “A Administração busca constantemente melhorar e modernizar os serviços oferecidos. Esse sistema de informatização reduzirá também tempo e custos, pois o médico saberá com quais profissionais o paciente consultou e a quais exames e tratamentos ele foi submetido. Isso resulta em agilidade e economia aos cofres do Município, pois com o histórico em mãos, o paciente não precisará fazer exames repetidamente. Além disso, a Administração através do Departamento de TI, está constantemente investindo, pesquisando e construindo parcerias que possam inovar e qualificar os serviços oferecidos à comunidade”, avalia.

No atendimento ao paciente, a avaliação clínica é feita diretamente no sistema, assim como a solicitação de exames, emissão de receituários, estoque disponível da farmácia municipal em tempo real, podendo o médico buscar a melhor opção de tratamento. Tudo é registrado em tempo real no prontuário do paciente. “A implementação do Prontuário eletrônico foi positivo, uma vez que a Secretaria de Saúde gerencia tudo em tempo real. Hoje, podemos acompanhar dados estatísticos com facilidade, o que possibilita um melhor planejamento dos serviços prestados”, conclui Corinha.

Texto: Leonardo Oberherr