Corinha anuncia medidas para concluir Av. Mauá

Sapiranga – A Prefeitura iniciou nesta semana, junto a Rua João Otto Saenger, no lado leste da Avenida Mauá, os trabalhos para concluir o anel viário do município. Através de um trabalho conjunto das secretarias de Planejamento, Obras e do Departamento de Meio Ambiente, a Av. Mauá receberá intervenções através de máquinas e caminhões da própria Prefeitura.
Ao todo, 1.610 metros receberão obras e a intenção da Administração é desenvolver o trabalho por etapas. “Caso tenhamos o convênio com o Ministério das Cidades para as obras de infraestrutura e de urbanismo efetivados, queremos fazer a licitação e iniciar as obras ainda este ano”, explica o secretário de Planejamento, Carlos Maurício Regla.
Obtendo a verba através do Ministério das Cidades, a ampliação do anel viário incluirá uma série de obras – dentre as quais estão uma ponte e ciclovias. O projeto total prevê investimento de R$ 7.879.489,20, com contrapartida do município.  
Com esta obra, a Prefeitura estará criando uma nova opção de deslocamento entre os bairros São Luiz e Amaral Ribeiro, em direção à região central, desafogando a Av. Presidente Kennedy.
* O projeto inclui  a construção da ponte (confira imagem ao lado), da ciclovia, asfalto, sinalização, entre outras melhorias. Se aprovado, o projeto encaminhado à União será iniciado ainda em 2013. 
* O trecho do Arroio Sapiranga com a Rua Augusto Pestana, tem uma forte curva. Em virtude deste fato, um pequeno deslocamento será necessário no traçado de 150 metros. O seu leito será restruturado utilizando gabiões, mas preservando uma área de 24 metros do Arroio Sapiranga.
* A abertura da Av. Mauá não envolve desapropriações de terras e as licenças contemplam futuras compensações ambientais que serão feitas durante a obra. Espécies de bromélias e orquídeas serão resgatadas e transplantadas para o Centro Municipal de Estudos Ambientais de Sapiranga (Cemeam).
* Os trabalhos de retirada das árvores devem se prolongar até a próxima semana. Foram removidas mais de cinco espécies, entre elas, cinamomo, ligustro, grandiúva, chal-chal e maricá. O Conselho Municipal de Meio Ambiente autorizou o corte.