Cores e iluminação

Por Camila Reichert, arquiteta

A aposta de 2015 de diversos expositores do segmento de Decoração, que participaram da 54ª Edição do Salone Internazionale Del Mobile di Milano, na Itália, foram as cores blasés, tons neutros do nude, amendoados e acinzentados. A cor eleita deste ano foi a marsala, percebendo-se também a presença forte de tons claros de azul, verde, alaranjados e acobreados. 
Mobiliários com acabamentos em madeira escura e objetos com acabamentos metalizados são grandes tendências. Nos tecidos, os expositores apostam em linho, algodão, seda e veludo.
Outra feira também ocorreu em paralelo na Itália, a 28ª Euroluce. O evento tem foco nos setores de iluminação decorativa, técnica, pública, além de fontes de luz e sistema de controle (automação).
A Euroluce 2015 apresentou muitas novidades, não só nos quesitos de design, mas principalmente na questão do consumo inteligente e econômico de energia elétrica, sendo que as produções foram desenvolvidas com lâmpadas de LED e seus acessórios. As lâmpadas de filamentos expostos chamaram atenção e para darem um diferencial as lâmpadas incandescentes, com formatos artdeco e de vidros coloridos. Novidades apresentadas são as fontes de luz com sistema de OLED, com menor consumo, flexibilidade e versatilidade de utilização/aplicação são os detaques deste sistema.