Conversão de sistema unificará dados públicos de Nova Hartz em uma única plataforma web

Nova Hartz – Manter um banco de dados em uma Prefeitura, com históricos de todas as movimentações, alterações e acréscimos de informações exige uma atenção especial de toda administração pública. Até o mês de setembro, a Prefeitura de Nova Hartz contava com diferentes métodos e programas de informática para gerenciar informações essenciais para o bom andamento dos serviços públicos como dados de IPTU, impostos, tributos, compras, licitações, folha de pagamento, controle de ponto e uma série de controles necessários para a correta disponibilização dos serviços públicos.

Para condensar, unificar e simplificar o acesso destas informações aos diferentes setores, secretarias e servidores públicos, entre os dias 3 e 4 de outubro, a Prefeitura iniciará a transição da chamada plataforma desktop para a plataforma WEB, o que garantirá segurança e confiabilidade nas informações que serão inseridas neste novo sistema. À frente de toda a migração da memória destas informações públicas que envolve todas as secretarias e setores da Prefeitura está o secretário de Administração e chefe de gabinete de Nova Hartz, Leonel Schaefer. “Esse novo sistema WEB integrará todas as informações de todas as secretarias, o que proporcionará um acesso facilitado através de um banco de dados geral, logicamente, com acessos restritos aos setores e servidores que trabalhar com estas informações”, explica o secretário.

FACILIDADE DE ACESSO

Para contar com este software unificado, a Prefeitura de Nova Hartz estabeleceu um contrato com a empresa Ip Tecnologia e Informática Ltda, “Essa modificação vai facilitar o acesso às informações dos servidores e dará mais transparência aos processos. Por exemplo, em uma análise de cálculo de um parcelamento de IPTU para um contribuinte, ao invés do servidor efetuar, manualmente com uma calculadora, o cálculo dos débitos, ao puxar a informação pelo sistema, tudo será calculado de forma automática”, destaca o secretário. Outra possibilidade que se abre com essa modificação será a possibilidade de unificar parcelas do exercício vigente do IPTU, o que atualmente não é possível por limitação operacional do setor de Cadastro, Tesouraria e Secretaria da Fazenda. “ A comunicação entre as secretarias ficará mais rápida e de forma simultânea, e antes, tínhamos que efetuar os procedimentos de forma manual”, relembra o secretário.

Sistemas contemplados

– Cadastro Único
– Controle de Almoxarifado/Materiais
– Administração Tributária
– Assistência Social
– Controle de Licitações, Compras e Contratos, Requisição e Solicitação de Materiais
– Orçamento, Contabilidade, Empenhos, PPA/LDO
– Controle de Tesouraria
– Gerenciamento de Saúde (Secretaria e Postos)
– Gerenciamento Escolar (Secretaria e Escolas)
– Gerenciamento Bibliotecário
– Gerenciamento do Transporte Escolar
– Controle de Frotas (Máquinas e Veículos) e Serviços
– Controle Patrimonial
– Controle do Protocolo/Processos
– Gerenciamento de Processos Ambientais
– Portal de Serviços WEB:
– Contra Cheques e Informe de Rendimentos
– Acesso dos Servidores ao Extrato Previdenciário
– ITBI Eletrônico (Imposto sobre transmissão de Bens Imóveis)
– Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e ISSQN Eletrônico (ISSQN-e)
– Portal de Transparência Pública e Acessibilidade
– Sistemas de RH:
– Folha de Pagamento para até 700 servidores
– Controle de Ponto para até 700 Servidores
– Controle de Fundo de Aposentadoria, Pensão e Gerador de Benefícios
– E-docs/E-Social para até 700 Servidores

Transição de modelos ocorrerá a partir da próxima semana na Prefeitura de Nova Hartz

O secretário de Administração, Leonel Schaefer, alerta que devido a essa transição dos bancos de dados, alguns serviços rotineiramente disponibilizados aos cidadãos e prestadores de serviço, temporariamente, estarão indisponibilizados nos dias 3 e 4 de outubro. “Mas, na segunda-feira (dia 7), o atendimento ao público voltará ao normal”, esclarece Leonel, reforçando que a Prefeitura, mesmo com a transição de sistema, estará aberta.