Controle de natalidade feito de forma segura

Castração | Feito por profissionais e com anestesia, é processo seguro

Por Felipe Cemim, veterinário da Tierplatz

Após falarmos sobre a maternidade de nossos pets, vamos falar sobre controle de natalidade, ou controle populacional nos animais de rua. Sabemos que as cadelas entram em período fértil aproximadamente a cada 6 meses. Se formos considerar uma média de 4 filhotes por ninhada, teremos 8 filhotes por ano, e ao longo de 5 anos, já serão 40 filhotes de uma única fêmea. Se considerarmos que metade desses filhotes serão fêmeas, esse número de animais cresce de forma exponencial.

Como podemos controlar esse crescimento, de forma segura? Existem formas de suprimir o cio em gatas e cadelas, com uso de medicações (progestágenos), na forma de comprimidos ou de medicamento injetável. Esse método tem risco de falhar e de acarretar algumas doenças, como por exemplo, as infecções de útero, endometrioses e os tumores mamários. O uso de progestágenos aumenta o risco de tumor de mama em 3 vezes. Outro problema do uso dessas medicações é quando elas falham, não suprimindo o cio e permitindo assim que as gatas e cadelas se tornem gestantes, porém quando forem parir, pela ação residual, na maioria das vezes o parto não ocorre normalmente, por não permitir que ocorra uma adequada dilatação do canal do parto.

A castração é uma forma definitiva, realizada em um procedimento cirúrgico, onde são retirados os ovários e o útero nas fêmeas, nos machos os testículos. Esse procedimento, realizado sob anestesia de qualidade e por veterinário qualificado é muito seguro, de rápida realização. Ela também reduz a possibilidade e diminuiu os índices de algumas doenças reprodutivas: redução do risco de tumor de mama em até 90%, prevenção de tumor de ovários e de piometra e endometriose. Nos machos, a castração diminuiu a possibilidade de patologias de próstata, como a hiperplasia.

Existem muitos mitos ainda ligados à castração

– meu animal vai ficar gordo e apático;
– meu cão perderá a masculinidade;
– machos ficam mais calmos após a castração;
– minha cachorra tem que ter uma cria para não desenvolver câncer.
Mantê-los presos durante o período do cio, embora ocorra duas vezes ao ano nas cadelas, pode não ser muito fácil, por durar 21 dias após o inicio. E as fugas muitas vezes não conseguem ser evitadas, assim como as invasões de machos no pátio. Se for para evitar cruzas indesejadas e pela dificuldade de conseguir adoção responsável dos filhotes, pense bem e esclareça suas dúvidas com seu veterinário de confiança.

Crédito da foto: Divulgação