Controladores de velocidade na RS-239 voltarão a funcionar

Para ficar alerta | Previsão de funcionamento é para final de julho

Região – Em janeiro deste ano, o Jornal Repercussão alertou sobre o desligamento das lombadas eletrônicas em frente da Calçados Beira Rio, em Sapiranga (ocorrido no final do ano passado), e o consequente aumento do número de mortes causadas por acidentes na rodovia. Até o momento, a extensão da 239 entre Novo Hamburgo e a empresa Metalsinos, em Araricá, conta com dois trechos controlados eletrônicamente (um próximo da Artecola, em Campo Bom, e outro na divisa de Araricá e Sapiranga). Um terceiro ponto fica em Parobé, no km 42,3.

Agora, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS) está novamente ligando as lombadas eletrônicas em frente à Calçados Beira Rio, que marca o quilômetro 29 da rodovia. De acordo com o Daer, a previsão é que os equipamentos estejam funcionando até o final deste mês.

Fiscalização eletrônica

Atualmente, a rodovia ERS-239 conta, ao todo, com oito trechos que possuem controladores de velocidade eletrônicos – contando com as lombadas eletrônicas em frente à Calçados Beira Rio. Os trechos controlados ficam nos quilômetros 17,3 (em Novo Hamburgo, que conta com dois controladores), 29,44, 29,5, 29,9 e 29,96 (em Sapiranga) e 51 (que também conta com dois controladores, em Taquara).

As lombadas eletrônicas em Sapiranga – que monitoram oito faixas distintas – fazem parte de um conjunto de 42 lombadas eletrônicas presentes no estado. Ao todo, há no Rio Grande do Sul 22 rodovias sendo monitoradas, o que resulta em um total de 147 faixas monitoradas eletronicamente pelo Daer.

Verificação do INMETRO está entre procedimentos necessários

Segundo o DAER-RS, as lombadas eletrônicas que estão sendo instaladas – novamente – no km 29, em Sapiranga, foram licitadas e, através da licitação, a empresa Eliseu Kopp foi contratada para realizar o serviço de instalação. No momento, as lombadas estão em fase de implantação e a verificação do INMETRO, que realiza testes para saber se o equipamento está funcionando corretamente, está prevista para ocorrer nesta semana.

Quanto ao seu funcionamento, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem informa que a data para que as lombadas voltem a realizar fiscalizações irá depender de uma série de fatores que devem ocorrer antes, como a ligação da energia elétrica, a verificação que será feita por parte do INMETRO e da empresa efetuar as ligações com o Sistema Eletrônico de Operação Rodoviária (Seor) Porto Alegre, para o envio das fotografias dos veículos autuados. Porém, o departamento considera como previsão inicial para funcionamento o final do mês de julho.

Câmeras de monitoramento como opção para fiscalizar velocidade

Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS), apenas depois que a necessidade de instalação de novos controladores for comprovada é que ocorrem novas implantações nas rodovias. No caso da ERS-239, a responsabilidade de realizar os estudos para comprovar essa necessidade é da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que possui a jurisdição da rodovia. Após a realização do estudo, que deve apontar a real necessidade de mais controladores eletrônicos na estrada, é que é dado andamento ao processo.

Como alternativa para fiscalizar a velocidade na ERS-239, o Departamento conta com as fiscalizações feitas através de radares móveis, que são realizadas pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar. Para coibir o excesso de velocidade dos motoristas que trafegam pelas rodovias estaduais, outro artifício utilizado pelo DAER-RS são as câmeras de monitoramento. Elas estão instaladas, no caso da ERS-239, em trechos nas cidades de Sapiranga e Parobé.