Contrato assinado para obra histórica em Nova Hartz

Mais um passo para a obra de implantação do sistema de abastecimento de água em Nova Hartz foi dado ontem à noite (30), no Espaço Cultural. Ao lado do diretor presidente da Corsan, Tarcísio Zimmermann, do superintendente regional da Caixa Econômica Federal no Vale do Sinos, Mauro Roberto Bohn, o prefeito, Arlem Tasso, assinou um convênio de R$ 10.069.826,58 para a execução do projeto.
Para conseguir instalar mais de 91 quilômetros de redes de água, o município foi dividido em quatro setores. “A rede será de PVC, junto ao passeio público e 4.375 ligações de água deverão ocorrer”, conta Fernando Von Muhlen, engenheiro ambiental da prefeitura de Nova Hartz. No ato, o prefeito enalteceu a parceria com a Corsan. “Junto com Araricá somos os últimos municípios do região Metropolitana a iniciar obras para abastecimento de água tratada”, lembra.
O diretor presidente da Corsan, Tarcísio Zimmermann, acredita que a obra para implantação de uma adutora de água tratada, de Parobé até o fim da zona rural de Nova Hartz, comece em junho. A meta da estatal e da prefeitura é construir uma rede de 10 quilômetros pela área rural do município. “Vamos lançar o processo licitatório em março”, assegurou Zimmermann. Questionado se o período eleitoral (e restrições no repasse de verbas) afetaria o andamento das obras, Zimmermann foi taxativo. “Obra do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) não é atingida por estas restrições”, explicou.
Realidade transformada em Nova Hartz
Entre os problemas mais comuns que a falta de redes de água tratada provocam nos moradores, são as crises estomacais, viroses e a cárie. “Os reservatórios que recebem água dos poços, antes de chegar às residências, recebem tratamento para evitar complicações”, disse o secretário de Planejamento Urbano e Captação de Recursos, Luciano Fleck.
Para gerenciar o sistema de abastecimento de água, a Prefeitura criou a autarquia Águas da Nascente, em 2010. No comando estará Mauro Pereira, ex-secretário de Meio Ambiente durante o governo do ex-prefeito de Nova Hartz, Antonio Elson de Souza.
Participaram da solenidade ainda lideranças do Vale do Sinos como o ex-prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor, o deputado federal Dionilso Marcon e o deputado estadual, Edegar Pretto.