Contar ou não com presídio volta ao debate em Campo Bom

Discussão | Encontro no Fórum tratou deste e de outros assuntos relativos à área
da segurança pública

Campo Bom – Aos poucos, lideranças representativas campo-bonenses aderem à proposta do Movimento #Paz – entidade criada em Novo Hamburgo e que defende diversas mudanças no código penal e investimentos na área da segurança pública-, que debate a necessidade da região do Vale do Sinos contar com novas casas prisionais em um dos municípios. Reunidos no Fórum de Campo Bom nesta semana, representantes do Poder Judiciário (Ministério Público, do juizado criminal campo-bonense) do Consepro, da Polícia Civil e empresários do Município concordaram que é necessário aprofundar a discussão e a futura instalação de um presídio em regime fechado, de até 200 vagas, em um dos municípios que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS).

O assunto da implantação de um presídio (em Campo Bom ou em qualquer outro município que integra a AMVRS) não é uma novidade. Recentemente, em encontro promovido pela própria Associação na Feevale e que contou com o ex-secretário de Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, foi colocado por prefeitos e autoridades na área a necessidade de se viabilizar a construção de um novo presídio regional na área. No encontro desta semana, os participantes ressaltaram a necessidade dos apenados locais permanecerem presos aqui na região.

Prefeito se posiciona

Consultado, o prefeito Faisal Karam colocou o seu ponto de vista. “Sou a favor de presídios regionais. Em breve, visitaremos uma área que São Leopoldo ofereceu para a construção de um presídio regional. Acredito que criar um presídio municipal não é possível em municípios de pequeno porte. É mais um ônus para as cidades”, avalia Faisal.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664