Consumidores de celulares pré-pagos deverão atualizar seus cadastros junto às operadoras

Região – A preocupação com fraudes e golpes está cada vez maior, sendo que os golpistas estão cada vez mais criativos. Com o intuito de evitar parte disto, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) lançou, juntamente com as operadoras de celulares móveis, um projeto de atualização e cadastramento dos celulares pré-pagos. O objetivo é evitar as chamadas fraudes de subscrição, em que o fraudador usa dados de outra pessoa para cadastrar o chip. Através desta fraude, os golpistas podem desde utilizar serviços em nome de outra pessoa sem pagar por eles, até praticar outros fraudes como compra de carros, abertura de contas, financiamentos, entre outros.

O recadastramento é necessário apenas para os números que estejam com os dados desatualizados. As operadoras irão informar os clientes que precisam atualizar o cadastro através de mensagens SMS, chamada de voz gravada, ligações, entre outras formas de comunicação. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com as prestadoras pelos sites e telefones.

O cadastro deverá ser feito até o dia 16 de novembro, caso não seja realizado até esta data, o número ficará bloqueado até que o cliente atualize as informações.

Onde atualizar

Para realizar a atualização ou obter mais informações sobre o recadastramento, o cliente deverá ligar para os seguintes números das operadoras:

Claro – 1052

Tim – 1056

Vivo – 1058

Oi – 1057

Como saber que não é golpe

Caso o consumidor tenha dúvidas se a ligação que recebeu é realmente da operadora e não de alguém tentando praticar um golpe, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) explica. “A atualização não se dará por SMS (ou ligação). Apenas será feito um contato. O cliente é que ligará para a central de atendimento de cada empresa”, esclarece. Sendo assim, as ligações que forem feitas pelas operadoras não irão pedir os dados, apenas vão informar da necessidade de atualização que deve ser feita através de outro meio pelo cliente, como pelos telefones acima.

O que precisa

O consumidor que receber o aviso da operadora precisará entrar em contato e informar o nome completo e o endereço. Pessoas físicas deverão ainda informar o CPF e pessoa jurídica o CNPJ.

Em nota, a ANATEL reforça. “A atualização cadastral busca evitar fraudes de subscrição, ou seja, que uma pessoa possa utilizar uma linha, para fins criminosos, em nome de outra pessoa. Ao realizar a atualização cadastral, o cliente está se certificando que a linha que utiliza está em seu nome, garantindo assim a sua própria segurança.”

Texto: Laura Blos